sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis contabiliza 314 casos de catapora nos últimos três anos

Após a morte do menino Adriano Elias de Almeida,de apenas 6 anos, na tarde dessa segunda-feira(2) em Fernandópolis, a população se alarmou quanto aos riscos oferecidos pela catapora. Segundo dados…

Após a morte do menino Adriano Elias de Almeida,de apenas 6 anos, na tarde dessa segunda-feira(2) em Fernandópolis, a população se alarmou quanto aos riscos oferecidos pela catapora.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, nos últimos três anos foram contabilizados 314 casos da doença na cidade, sendo 70 em 2008 e 199 em 2009.

Em 2010 foram diagnosticados 45 casos até o momento, sendo um óbito, que foi registrado na tarde de ontem, do menino Adriano Almeida.

A catapora é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. A Catapora (ou Varicela) é altamente contagiosa e geralmente benigna era uma das doenças mais comuns da infância antes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida, porém ele permanece no organismo e, futuramente, provocar uma doença conhecida como Herpes-Zoster, também conhecida por cobreiro.

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. De 24 a 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido que posteriormente formarão crostas, e que provocarão muita coceira.

Notícias relacionadas