A quarta edição da Feira de Agronegócios de Fernandópolis e Região, que será entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no campus da Unicastelo, já está sendo considerada a maior feira de agronegócios do Estado de São Paulo realizada dentro de um campus universitário. E para fazer jus ao título, a comissão organizadora do evento divulgou esta semana a programação completa do evento, que este ano traz palestras, cursos, eventos culturais, rodadas de negócio e muita informação. O II Encontro de Comércio Exterior é um dos eventos que acontecem dentro da feira e este ano também vai focar a exportação de gêneros agrícolas.
A abertura do evento está marcada para quarta-feira, dia 30, às 8h, com a presença do presidente da FAESP/SENAR, Fábio de Sales Meirelles. Em seguida, uma palestra com o jornalista Hermano Henning, editor chefe e apresentador do jornal SBT-Manhã dará início às atividades programadas para este ano. Além dos produtores rurais, estudantes de jornalismo das faculdades da região também poderão participar da palestra.
Na feira estarão montados aproximadamente 30 estandes, onde o produtor poderá encontrar implementos agrícolas, insumos, produtos veterinários e agrícolas, defensivos, além da presença de empresas exportadoras do setor do agronegócio. Uma novidade neste setor esse ano é a participação de grupos dos programas de agroindústria familiar desenvolvidos pelo SENAR, que vão vender seus produtos feitos, em sua maioria, de forma artesanal, mantendo o sabor característico dos alimentos produzidos em casa. O volume de negócios esperado este ano durante os quatro dias de feira é de R$ 2 milhões.
Na manhã de quinta-feira, dia 31, acontecem as palestras do II Encontro de Comércio Exterior, organizado pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) e o Dia de Negócios Massey Ferguson, que proporcionará aos participantes financiamentos e condições especiais de bons negócios.
Durante o evento todo, palestras estão programadas para todos os dias, sempre ministradas por especialistas de cada setor. Entre os temas abordados estão: “Sistema de produção de leite: Desafios e oportunidades”, “Risco cambial, como eliminá-lo”, “Cana ou boi? Subsídios para decisão estratégica” e “Novos modelos de negócios para o mercado mundial de alimentos”.
“Essa é a melhor oportunidade para o produtor buscar informações técnicas úteis para tomada de decisões durante o planejamento do cultivo para a próxima safra. Também é uma ferramenta importante para auxiliá-los nessa crise pela qual passa o setor do agronegócio. As palestras serão ministradas por profissionais renomados, conhecedores do assunto, trazendo informações de forma gratuita ao produtor de nossa região. Fora essa oportunidade, o produtor teria que buscar essas mesmas informações em outras regiões e com custos elevados de viagem e hospedagem”, disse Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, entidade gestora do evento.
Durante a feira, três cursos serão oferecidos pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): “Bovinocultura: manejo e formação de pastagens”, Ovinocultura: manejo – cria, recria e terminação” e “Suinocultura: manejo de reprodução”. Ainda durante a programação, na tarde de quinta-feira, dia 1º de setembro, haverá palestra, os participantes poderão assistir à “Palavra do Produtor”, uma mesa redonda com produtores da região compartilhando experiências bem sucedidas e dificuldades em assuntos como pecuária de leite, biodiesel, ovinos, citricultura e cultivo do eucalipto. “O contato com outros produtores que trabalham na mesma atividade funciona como uma troca de experiências. É importante que todos se programem para participar de todas as atividades possíveis”, completa Mazeti.
Para facilitar quem pretende fazer financiamentos de várias modalidades, quatro bancos estarão com linhas de créditos especiais durante a feira: Banespa, Banco do Brasil, Credicitrus e Banco Real. A grande novidade para o setor será o financiamento de equipamentos usados, um lançamento programado exclusivamente para o evento. Até então, só havia no mercado financiamentos para equipamentos novos.
No sábado à tarde, encerrando a feira, serão realizados leilões de gado de corte e, pela primeira vez, um leilão de ovinos.
“Essa é uma das poucas feiras realizadas este ano, por causa da situação de crise no setor agropecuário. Por isso é tão importante que o produtor aproveite e venha conferir as novidades”, comenta Humberto Cáfaro Filho, presidente da Feira e diretor da Unicastelo, uma das realizadoras do evento. Ele lembra que paralela à Feira de Agronegócios também será realizada a Semana Universitária, com a participação dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Direito, Administração de Empresas Engenharia Civil, Medicina e Fisioterapia. A programação de cada um dos dias termina com a realização de eventos culturais no próprio espaço da faculdade.
Este ano são esperadas cerca de 15 mil pessoas nos quatro dias da IV Feira de Agronegócios de Fernandópolis e Região e no II Encontro de Comércio Exterior. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Fernandópolis, Prefeitura Municipal, Unicastelo, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ACIF e tem o apoio da Faesp, Senar e Fundação Educacional de Fernandópolis, além do patrocínio do Sebrae-SP.
SERVIÇO
Dias: de 30 de agosto a 02 de setembro.
Horário: à partir das 9h.
Endereço: Campus VII da Unicastelo – Rodovia Carlos Gandolfi, Km 2, Fernandópolis (rodovia de acesso a São João das Duas Pontes).
Gestor: Sindicato rural
Realizadores: Sindicato Rural, CATI, Unicastelo, ACIF, Prefeitura Municipal
Patrocinador: Sebrae-SP
Apoio: FAESP/SENAR e FEF, Fundação Educacional de Fernandópolis.”
Para mais informações:
Ana Carolina Araújo e Ana Molina
Assessoria de Comunicação – Sindicato Rural de Fernandópolis
Telefone: (17) 9615 6649 ou (17) 97234291.