Já estão abertas as inscrições para os programas de capacitação rural do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – em parceria com o Sindicato Rural de Fernandópolis. Os programas são divididos em módulos de treinamento prático e teórico e são de graça. Produtores e trabalhadores rurais interessados têm até o dia 25 de janeiro para se inscreverem na sede do Sindicato Rural de Fernandópolis.
Os interessados devem fazer as inscrições o mais rápido possível, pois as vagas são limitadas para no máximo 25 participantes por programa.
As inscrições estão abertas para cinco programas de capacitação do homem do campo. São eles:
01- Olericultura Orgânica (produção de horta sem o uso de agrotóxicos): tem o objetivo de atender às necessidades de capacitação de mão-de-obra no campo e fornecer um produto diferenciado ao mercado consumidor. Serão nove módulos divididos entre preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, manejo, pragas e doenças, colheita e beneficiamento e custos de produção e comercialização.
02- Turismo Rural: oferece ferramentas para identificar e implantar atividades de turismo dentro da propriedade rural. Ao final do programa, dividido em dez módulos, o proprietário rural estará apto a fazer de sua propriedade um local para receber turistas que querem aproveitar as coisas boas que somente o campo oferece com riqueza de detalhes. Os módulos são: oportunidades, identidade cultura, gestão, ponto de vendas, meios de hospedagem, meios de alimentação, atividades naturais, resgate gastronômico e consolidação.
03- Balde Cheio: habilita produtores e trabalhadores no manejo intensivo da produção leiteira. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos também terão o acompanhamento dos instrutores, que irão visitar a propriedade para esclarecimento das dúvidas. Os módulos foram divididos da seguinte forma: planejamento da propriedade, amostragem do solo (cana-de-açúcar e pasto), formação de canavial, escrituração zootécnica e financeira, sanidade (doenças), arraçoamento, irrigação de pastagem, utilização da cana-de-açúcar na alimentação, instalações de gado de leite, manejo de bezerras, novilhas, vacas e touros, qualidade do leite, manejo da ordenha, manutenção de ordenhadeira mecânica, formação de pastagens, cerca elétrica, manejo intensivo de pastagens. Já no ano seguinte, os alunos aprenderão aplicar medicamentos e vacinas, manejo reprodutivo, manejo intensivo de pastagens (parte 2 e 3), irrigação de pastagens (parte 2), plantio de aveia e azevém, avaliação de bovinos, inseminação, avaliação econômica da propriedade, casqueamento, tratamento e manejo de resíduos e dejetos, organização empresarial rural e avaliação da propriedade.
04- Empresário Rural: os participantes serão capacitados para a administração de propriedades rurais de forma apropriada para profissionalizarem a gestão de seus negócios no campo. Serão doze módulos que ensinarão técnicas para tornarem as propriedades mais rentáveis e competitivas.
05- Ovinocultura: é voltado aos interessados na criação de ovinos. O programa foi dividido em nove módulos, onde o participante irá aprender e aperfeiçoar as técnicas de sistema de produção, forragem, conservação de forragem, alimentação, manejo reprodutivo, manejo de cria, recria e terminação, verminoses e ectoparasitas, as principais doenças e os custos de produção.
Além dos programas de formação profissional específica, o Sindicato oferece, pelo quarto ano consecutivo, o programa de alfabetização para trabalhadores rurais sem escolaridade. As aulas são de graça e com fornecimento de material didático e alimentação e começam no mês de março. As inscrições podem ser feitas no sindicato Rural de Fernandópolis. Este ano também haverá aulas de alfabetização para trabalhadores rurais na cidade de Dulcelina. Os interessados devem procurar Vilma Mazeti, na prefeitura da cidade.
Serviço:
Inscrições até o dia 25, na sede do Sindicato Rural de Fernandópolis.
Avenida Afonso Cáfaro, nº 2490, Jardim Santista.
Telefone: (17) 3442 2860
Falar com Janaína.