A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza, no próximo dia 31, em Sud Mennucci, o Encontro Regional de Citricultura.
O evento começa às 14 horas, no Centro Comunitário Fábio Concórdia. O objetivo é lançar o projeto de Educação Sanitária, que está inserido no Programa Fruticultura Paulista Sustentável.
A primeira discussão será sobre a importância da citricultura na região Noroeste do Estado. Em seguida, o tema será Potencial da citricultura na região. A situação sanitária e a legislação sobre o assunto também serão discutidas.
Na região Noroeste paulista, a citricultura tem grande representatividade econômica. A laranja é a exploração com maior área cultivada, com aproximadamente 45 mil hectares e envolve mais de 2,8 mil propriedades.
Em 2011, segundo levantamento da Secretaria, a produção ultrapassou 28 milhões de caixas de 40,8 quilos nas regiões de Jales, Fernandópolis, Votuporanga e General Salgado.
Hoje o desafio para os citricultores da região está na proteção contra o cancro cítrico, o greening e o amarelinho, que além de gerar aumento no custo de produção, podem provocar erradicação dos pomares.