O dia 11 de dezembro foi a data escolhida para celebrar o trabalho desenvolvido por milhares de engenheiros, no Brasil.
De acordo com o Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia (CREA), a comemoração deve-se à regulamentação da profissão, que aconteceu em 1933.
O mercado de trabalho para os graduados na área se mantém com excelentes alternativas de emprego. Apesar da crise, o segmento é um dos que mais contratam profissionais, no País.
Formados em Engenharia Elétrica pela UNIFEV, em 2015, os egressos Caio Henrique Rosa de Souza, 29 anos, e Rafaela Holler, 24 anos, encontraram em uma empresa de empreendimentos elétricos a oportunidade perfeita para iniciar a vida profissional.
“É uma experiência desafiadora e bastante intensa. Agradeço todas as lições aprendidas durante a graduação. Se não tivesse tido uma formação de qualidade, seria complicado encarar os desafios do cotidiano”, contou Rafaela.
Segundo Caio, um dos momentos mais marcantes durante os estudos, foi o estágio na Usina Hidrelétrica de Tucuruí. “No último ano, tivemos essa grande chance, momento em que conseguimos explorar diversos campos. Por meio dessa conquista, foi possível adquirir maior conhecimento sobre toda a operação do Sistema Elétrico de Potência, desde sua geração e transmissão à distribuição da energia elétrica”, ressaltou.
UNIFEV
Para 2017, a área da Engenharia na UNIFEV contará com uma grande inovação: a transformação dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica em uma única graduação, com duração total de cinco anos. Depois de formado, o estudante poderá requerer as duas atribuições profissionais junto ao CREA.
De acordo com o coordenador do curso, Prof. Esp. Nelson Bueno Assumpção, há muitos motivos para comemorar a data e a nova fase. “Estamos felizes com a conquista. O Engenheiro é aquele que transforma ideias e sonhos em realidade e busca de forma racional e técnica a melhor forma de executar uma tarefa. Além de tudo isso, visualiza, como ninguém, o futuro e as suas possibilidades de dar vida a um projeto de forma adequada. Que venha 2017 e as novas oportunidades”, finalizou.