domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Educação em Saúde orienta quando a anticoncepção na adolescência

De maneira geral os adolescentes podem usar da maioria dos métodos anticoncepcionais. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida. Procurar o médico ginecologista neste…

De maneira geral os adolescentes podem usar da maioria dos métodos anticoncepcionais. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida. Procurar o médico ginecologista neste momento é sempre muito importante para adequação do método contraceptivo a essa faixa etária.

A camisinha masculina ou feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, independente do uso de outro método anticoncepcional, pois é o único método que oferece dupla proteção, ou seja, protege ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e da gravidez.

Os métodos da tabela, do muco cervical e da temperatura basal são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas. As pílulas combinadas e a injeção mensal podem ser executadas na adolescência, desde a primeira menstruação.

A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos. O DIU pode ser usado pelas adolescentes, entretanto, as que nunca tiveram filhos correm mais riscos de expulsá-los. O DIU não é indicado para adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros (as) e não usam camisinhas em todas as relações, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

A ligadura de trompas e a vasectomia não são indicadas para os (as) adolescentes, por ser estes definitivos. Prevenir é sempre um ato de amor. Procure uma Unidade de Saúde para outras informações.

Notícias relacionadas