sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Curso ensinará técnicas de manejo intensivo de pecuária leiteira

Uma nova parceria entre o Sindicato Rural de Fernandópolis e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) irá garantir maior capacitação aos produtores de leite e os trabalhadores rurais do…

Uma nova parceria entre o Sindicato Rural de Fernandópolis e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) irá garantir maior capacitação aos produtores de leite e os trabalhadores rurais do setor, no manejo intensivo de produção leiteira

O curso recebeu o nome de Balde Cheio e terá a duração de 904 horas de aulas, totalizando dois anos de aperfeiçoamento. “Além das aulas teóricas e práticas, os alunos também terão o acompanhamento dos instrutores, que irão visitar a propriedade na última semana de cada mês. O objetivo é sanar as dúvidas do treinamento realizado durante aquele mês”, explica Nelson Gregorini Júnior, coordenador do SENAR na regional de Fernandópolis.

No primeiro ano, os módulos foram divididos da seguinte forma: sensibilização, planejamento da propriedade, amostragem do solo (cana-de-açúcar e pasto), formação de canavial, escrituração zootécnica e financeira, sanidade (doenças), arraçoamento, irrigação de pastagem, utilização da cana-de-açúcar na alimentação, instalações de gado de leite, manejo de bezerras, novilhas, vacas e touros, qualidade do leite, manejo da ordenha, manutenção de ordenhadeira mecânica, formação de pastagens, cerca elétrica, manejo intensivo de pastagens.

Já no ano seguinte, os alunos aprenderão aplicar medicamentos e vacinas, manejo reprodutivo, manejo intensivo de pastagens (parte 2 e 3), irrigação de pastagens (parte 2), plantio de aveia e azevém, avaliação de bovinos, inseminação, avaliação econômica da propriedade, casqueamento, tratamento e manejo de resíduos e dejetos, organização empresarial rural e avaliação da propriedade.

Para aplicar os módulos, os instrutores do Senar receberam treinamento na sede da Embrapa, na cidade de São Carlos.

Neste primeiro curso, poderão participar até 25 produtores e trabalhadores rurais de no máximo 12 propriedades leiteiras. Os pré-requisitos são: idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, efetuar as quatro operações aritméticas e ser produtor de leite ou trabalhador rural do setor. Os interessados devem procurar imediatamente o Sindicato Rural de Fernandópolis, para garantir a vaga. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2007. O curso será aplicado simultaneamente em todas as regiões do estado de São Paulo.

Notícias relacionadas