As cenas de bichos de estimação velados em um crematório em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, estão sendo transmitidas ao vivo pela internet. As imagens fazem parte do “velório on-line”, nome dado pelo Pet Memorial ao serviço.
Segundo a gerente comercial do espaço, Patrícia Santos Cavalcante, a ideia surgiu em 2012 na despedida de um leão. Transmitir a cerimônia, diz ela, foi a forma de “atender aos inúmeros pedidos de pessoas que queriam homenagear o animal”. O velório teve mais de 5.000 acessos pelo site do crematório.
Em setembro deste ano, o serviço entrou na lista de opções oferecidas aos clientes. Câmeras instaladas nas três salas de velório registram as cerimônias, que duram até duas horas e podem ser assistidas no site do memorial ou por meio de um aplicativo para celulares. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário ter uma senha.
De acordo com Patrícia, as transmissões fazem parte do pacote de cremação individual, que custa a partir de R$ 760. Desde o lançamento do serviço, acrescenta ela, dez velórios foram transmitidos.
No local, ocorrem cerca de mil cremações por mês. Cães são a maioria, seguidos por gatos, aves e animais exóticos. Segundo o Pet Memorial, já foram cremados cavalos, uma cobra, um macaco, um elefante, uma zebra, um papagaio de 70 anos e uma tartaruga de mais de 100 anos.