O Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo), prevê que no período do Natal deste ano, o número de empregos temporários no país cresça 8%, em comparação com 2007. Conforme o Sindeprestem, 113 mil novos empregos serão gerados.
Dados
A expectativa é a de que 37% dos trabalhadores temporários, ou seja, 42 mil, sejam efetivados após o Natal. Em 2007 foram contratados 105 mil trabalhadores temporários e a taxa de efetivação foi de 34%. O cadastramento dos interessados em um emprego temporário no comércio começa já neste mês, e as contratações a partir da segunda quinzena de outubro até a segunda quinzena de janeiro, por conta das trocas e de promoções feitas nesse período.
Entre os trabalhadores temporários grande parte busca seu primeiro emprego ou são idosos já aposentados que querem voltar ao mercado de trabalho. Os que buscam o primeiro emprego ocupam 29% das vagas, com faixa etária predominante de 18 a 24 anos de idade.
Regiões
Segundo dados do Sindeprestem, a Região Sudeste lidera as contratações de trabalhadores temporários, correspondendo a 55,35% do total do país. O Estado de São Paulo concentra 36.706 desses trabalhadores, seguido de Minas Gerais, com 14.033.
A Região Sul está na segunda posição com 20,34% das contratações, seguida do Nordeste, com 12,21%, e em quarto lugar está o Centro-Oeste, com 8,08%, e depois o Norte, com 4,02%. São Paulo.
Votuporanga
O presidente da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), Nelson Gorayeb, comentou que no final do ano há uma grande demanda de contratações, já que o comércio recebe consumidores da região para fazerem suas compras. Ele disse que a Associação estimula as vendas no respectivo período para motivar os clientes a investirem no comércio, o que conseqüentemente, rende para os empresários um grande retorno, o que acaba influenciando na contratação de mais funcionários.
Expectativas
O comerciante Pedro Vieira Gonzaga, 40, que tem uma loja de brinquedos em Votuporanga, disse que a contratação de funcionários começa a ser feita em outubro, mês dedicado às crianças. Antes do dia 12, Gonzaga comentou que pode contratar três vendedores a mais. No final de novembro, as vagas sobem para dez, para poder atender a demanda de pedidos para o Natal. Ele destaca que o investimento em novos funcionários é garantido. “Quanto mais se oferece oportunidades de emprego, maior é o atendimento aos clientes”, opina.
Samuel Soares Gimenes, gerente de uma loja popular de roupas, disse que no ano passado foram contratadas 15 vendedoras. A expectativa de contratação para o final do ano é aumentar ou manter o mesmo número de contratação de 2007.
Idéias
Durante a campanha “Natal de Luz”, a ACV fará a Casa do Papai Noel, que ficará na Praça Cívica da cidade. Uma árvore de 10 metros também será instalada na praça.
Clientes que fizerem suas compras no comércio local durante a campanha, receberão um cupom para concorrerem a uma moto 0Km, que ficará à mostra na Casa do Papai Noel. Também será distribuído aos clientes um porta-retrato, que deverá ser apresentado na Casa do Papai Noel para que seja tirada uma foto com o personagem típico do Natal. Os clientes também poderão fazer doações de alimentos não-perecíveis. A quantidade arrecadada será entregue ao Fundo Social de Solidariedade. (Karolline Bianconi)