A Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) divulga o relatório que mostra o impacto das ações de responsabilidade social da Instituição junto à comunidade. Foram 37.054 atendimentos gratuitos em 2010 em áreas de saúde das Clínicas Integradas.
Em cinco anos de funcionamento, o volume de atendimento supera a marca de 230 mil, ou seja, número equivalente a quase quatro vezes a população de Fernandópolis.
Os números não contabilizam os atendimentos realizados pelo programa “FEF em Ação” desenvolvido em bairros e municípios vizinhos.
As Clínicas Integradas da FEF contam com infraestrutura avançada e profissionais capacitados para atendimento gratuito nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, Estética. Inclui-se, nesta gama de atendimento, o Laboratório de Análises Clínicas, com cerca de 60 tipos de exames, e o Laboratório de Pedagogia.
De acordo com o relatório divulgado, a Fisioterapia realizou 11.318 atendimentos em 2010; Laboratório de Análises Clínicas, 10.827; Psicologia, 4.840; Fonoaudiologia, 3.675; Pedagogia, 2.480; Enfermagem, 1.447; Estética, 819; Terapia Ocupacional, 735; Nutrição, 563; e Serviço Social, 350.
O presidente da FEF, Paulo Nascimento, destaca o atendimento das Clínicas e o programa “FEF em Ação”: “São dois pilares da ação de responsabilidade social da Fundação que contribuem para a formação acadêmica de qualidade, onde os nossos alunos, supervisionados por professores renomados, podem desenvolver, na prática, o que aprenderam em sala de aula e, ao mesmo tempo, atenderem à população com serviços de qualidade”, comentou.
Além da população de Fernandópolis, são atendidos, em parceria com municípios, moradores de Mira Estrela, Turmalina, Votuporanga, Indiaporã, Guarani d´Oeste, Jales, Pedranópolis, Meridiano, Santa Albertina, Macedônia, Américo de Campos, São João de Iracema, General Salgado, São João das Duas Pontes, Populina, Estrela d´Oeste, Cardoso, Sud Menuci, Santa Salete, Iturama (MG), Ouroeste, Paranapuã, Urânia, Aspásia, Carneirinho (MG) entre outras.
ATENDIMENTO É RETOMADO
Com as aulas do ano letivo 2011 em andamento, às Clínicas Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis estão retomando o atendimento gratuito à população. O agendamento já pode ser feito pelo telefone (17) 3465-0000.
Na Clínica de Fisioterapia, os atendimentos ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia adulto, neuropediatria, hidroterapia, além dos grupos de hidroterapia, de coluna, AVC e amputados (GIPP).
O atendimento na Clínica de Enfermagem é de segunda a sexta-feira e realizado por médico e enfermeiros para casos de urgência e emergência.
O ambulatório também realiza consultas, curativos de lesões e úlceras venosas, medicação e exame papanicolau.
A Estética atende às terças-feiras para tratamentos faciais e corporais, além da realização de campanhas preventivas sobre a saúde do corpo.
Terapia Ocupacional, às terças e quintas-feiras, para atendimento de crianças e adultos com utilização de técnicas adequadas a cada caso.
Na Clínica de Fonoaudiologia, o atendimento é de segunda a quinta-feira para avaliações fonoaudiológicas, exames audiológicos, terapia fonoaudiológica, teste da orelhinha e atendimento em otorrinolaringologia.
O serviço de Nutrição também é procurado por pacientes de várias idades que são encaminhados por médicos para o acompanhamento nutricional em tratamentos diversos. O atendimento é realizado às terças e quintas-feiras.
O atendimento na Clínica de Psicologia será retomado em março, mas também já pode ser feito o agendamento, para os atendimentos psicoterápicos, triagens, relações educacionais de intervenção, atendimentos emergenciais e de psicodiagnósticos, um serviço que não é prestado na instância pública. A Psicologia atende de segunda a sexta-feira.
No Laboratório de Pedagogia, são realizados atendimentos de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, inclusive com orientações a pais e familiares que lidam com esses casos.
Todos esses setores recebem o apoio do Serviço Social para a triagem dos atendimentos e ainda com orientação para pessoas que necessitem de serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida.
O atendimento nas Clínicas Integradas da FEF é gratuito e realizado mediante agendamento. O telefone para mais informações é o (17) 3465 0000.