quinta, 26 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cidade tem uma ocorrência a cada 11 habitantes

O número de ocorrências policiais registrado em Catanduva põe o município entre aqueles com menores índices de criminalidade em todo o Estado. Segundo o balanço da Fundação ‘Sistema Estadual de…

O número de ocorrências policiais registrado em Catanduva põe o município entre aqueles com menores índices de criminalidade em todo o Estado. Segundo o balanço da Fundação ‘Sistema Estadual de Análise de Dados’ (Seade), em parceria com a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, divulgado ontem, na cidade foram lavrados 9763 boletins de ocorrência em 2004, o que gera um resultado de uma ocorrência policial a cada 11 habitantes.
O total de ocorrência por pessoa é baixo e, portanto, mostra que a cidade apresenta queda taxa de criminalidade.
“O número de ocorrências apontado no balanço do Seade gira em torno de toda e qualquer natureza policial, como homicídio, furto, agressões, preservação de direitos. Ou seja, no registro contém pequenos crimes e crimes graves”, esclareceu o delegado seccional, Edson Ermenegildo.
Por todo o Estado de São Paulo foram registradas 2,6 milhões de ocorrências nos diversos órgãos de polícia. No ranking, Catanduva fica abaixo da média estadual. “Considerando que a média do Estado é de 15 ocorrências a cada habitante, Catanduva posiciona-se abaixo da média, o que dá um destaque maior ao nosso município quanto ao baixo índice de criminalidade”, lembrou Ermenegildo.
Vários municípios menores que Catanduva, de acordo com o balanço, apresentaram maior número de boletins de ocorrência lavrados. Como exemplo, Barretos, o caso mais perceptível. Em 2004, Barretos detinha uma população de 108 mil habitantes, ou seja, quatro mil a menos que Catanduva, e registrou 11,5 mil ocorrências – 1,8 mil a mais que nossa cidade.

Fundação
A Fundação Seade, em face de seu perfil de atuação institucional, colabora com a Secretaria de Segurança Pública na consolidação de estratégias da informação estatística para o planejamento e a operação de ações de políticas de justiça e segurança. É hoje um amplo centro de pesquisa, análise e estatística.
Para maiores informações, o site do Seade é www.seade.
gov.br

Notícias relacionadas