quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cati mostra projeto de pecuária a produtores do MS

Técnicos da Cati de Fernandópolis vão receber hoje uma caravana de produtores rurais de Inocência (MS) para a apresentação de um programa de pecuária leiteira. O objetivo será mostrar técnicas…

Técnicos da Cati de Fernandópolis vão receber hoje uma caravana de produtores rurais de Inocência (MS) para a apresentação de um programa de pecuária leiteira. O objetivo será mostrar técnicas aplicadas em 40 propriedades rurais que produzem até 15 mil litros de leite por dia.

Os pecuaristas terão uma apresentação teórica com técnicos da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e farão visita de campo a três propriedades.

O agrônomo Luiz Carlos Pagotto, diretor da Cati, disse que o programa desenvolvido em 12 cidades da microrregião consiste em acompanhamento técnico em intervalo médio de 10 dias para o controle do pastejo e veterinário.

“Os técnicos cobram resultados dos produtores atendidos”, acrescentou.

Toda a produção, segundo Pagotto, é destinada a laticínios para a produção de leite em bebida.

O interesse de conhecimento do projeto partiu dos produtores do Mato Grosso do Sul, que não têm ligações com órgãos públicos ou associações. “São pecuaristas que estão em busca de alternativas para ampliar a produção à partir de técnicas simples, que aplicamos na região há quatro anos”.

Chuvas
Apesar das chuvas da primeira quinzena de janeiro, não houve prejuízos para as atividades rurais da microrregião, segundo Luiz Carlos Pagotto. A maioria dos produtores de grãos, segundo o agrônomo, cultiva milho, soja e algodão. “Apesar do grande volume de chuva, não temos registro de perdas”, relatou.

Segundo dados da Cati, Fernandópolis teve 390 milímetros de chuva entre os dias primeiro e 16 de janeiro. Isto significa três vezes mais que a incidência do mesmo período do ano passado.

Notícias relacionadas