terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CATI e Banco do Brasil apóiam produtores de leite

Os produtores rurais avareenses ligados à produção leiteira estão convidados a participar de uma reunião com um dos gerentes da agência do Banco do Brasil de Avaré no próximo dia…

Os produtores rurais avareenses ligados à produção leiteira estão convidados a participar de uma reunião com um dos gerentes da agência do Banco do Brasil de Avaré no próximo dia 30 de abril, quarta-feira, às 17 horas, para saber mais sobre o lançamento do Programa Regional Sustentável – DRS – Pecuária de Leite – Avaré. Durante o encontro, que acontecerá na sede do banco, na Rua Santa Catarina, centro de Avaré, o gerente Carlos Alberto Cesário irá expor as linhas de crédito disponíveis para todo segmento da exploração leiteira, ou seja, setores agropecuário, industrial e comercial.

Segundo levantamento da CATI Regional Avaré, aproximadamente 60% das propriedades rurais do município têm área inferior a 50 hectares , o que configura pequenos módulos rurais onde predomina a agricultura familiar ou de subsistência. De acordo com o diretor da Regional, engenheiro agrônomo Antonio Rangel, a exploração da pecuária leiteira é uma das opções para a diversificação nestas pequenas propriedades, melhorando a renda e a qualidade de vida do homem do campo e sua família.

Rangel explica que a CATI está desenvolvendo em Avaré, e em todo o Estado de São Paulo, o Programa CATI Leite, que é um programa voltado para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com redução dos custos de produção, melhora da qualidade do leite produzido, aumento da produção e preservação do meio ambiente. O evento tem apoio da Secretaria de Agricultura de Avaré, que disponibiliza técnicos, em parceria com a CATI, para o desenvolvimento do projeto no município.

O CATI Leite teve inicio em 1999 nas Regionais de Jales, Fernandópolis e Votuporanga, em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste/São Carlos (SP), com a implantação de uma metodologia de produção intensiva de leite em pequenas áreas, manejo intensivo de pastagens (pastejo rotacionado), utilização de gramíneas de alto valor protéico, irrigação, técnicas de manejo especificas, nutrição adequada dos animais no inverno, sanidade, reprodução e gerenciamento integrado da produção leiteira, com o preenchimento diário de planilhas para controle econômico e zootécnico.

Seguindo as orientações técnicas, dados da Embrapa comprovam que é possível obter uma produtividade superior a 20 mil litros de leite/ hectare/ano, com boa margem de lucro, e assim, garantir a permanência do homem no campo com bom padrão de vida e dignidade.

Para aderir ao CATI Leite o produtor rural deve procurar a Casa da Agricultura de sua cidade e cadastrar a propriedade. Deve fazer o preenchimento de planilhas de controle, o levantamento planialtimétrico da área, a análise de solo, o levantamento sanitário do rebanho, a identificação dos animais, a pesagem das fêmeas em crescimento, além de instalar na propriedade um pluviômetro, um termômetro de máxima e mínima, um quadro para controle reprodutivo do rebanho e outro para acompanhamento do crescimento de bezerras e novilhas.

Em Avaré, mais informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura, Rua Santa Catarina 1.901, centro, ou pelo telefone (14) 3733-4182

Notícias relacionadas