sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Casos de dengue caem 49% no Brasil

Os casos de dengue no Brasil caíram 49% este ano em relação ao ano passado. Essa é a principal constatação de novo balanço parcial da doença, divulgado hoje (11) pelo…

Os casos de dengue no Brasil caíram 49% este ano em relação ao ano passado. Essa é a principal constatação de novo balanço parcial da doença, divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. Os números mostram que o país registrou 226.513 notificações de dengue nas primeiras 15 semanas deste ano (1º de janeiro até 11 de abril). No mesmo período de 2008, o total chegou a 440.360 casos. De acordo com os novos dados, 18 estados e o Distrito Federal registraram redução no número de casos de dengue em relação a 2008. Outros oito registraram aumento – Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (veja tabela com casos notificados no período).

A análise do quadro do ponto de vista regional também mostra evolução favorável dos números. Todas as regiões também registraram queda: no Sudeste foi de 66%, no Sul de 58,36%, no Nordeste de 31,47%, no Norte de 30% e no Centro-Oeste de 13,71%. No entanto, embora o quadro geral seja positivo, o Ministério da Saúde reforça o alerta junto à população e às secretarias estaduais e municipais para manterem as ações de rotina contra a doença e que as intensifiquem, se for detectado aumento de casos.

“A dengue deve ser combatida todos os dias, mesmo nos períodos em que a chuvas diminuem. Isso porque o ovo do mosquito pode se manter em condições para eclodir e virar larva por um período de até 400 dias. Por isso, as ações devem ser intensificadas na época das chuvas, mas devem mantidas o ano todo”, afirma o Diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage.

Notícias relacionadas