segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Tuberculose de Fernandópolis é a 2ª melhor do Estado

Fernandópolis recebeu no dia 24, o prêmio de bom desempenho na Campanha de Busca de Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo, realizada de 01 a 12 de março….

Fernandópolis recebeu no dia 24, o prêmio de bom desempenho na Campanha de Busca de Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo, realizada de 01 a 12 de março. O município classificou-se em segundo lugar entre as cidades paulistas e atingiu a meta de 15, 42% com 98 coletas de exames diretos, conhecidos como pesquisa de BAAR. A premiação aconteceu no auditório do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado e contou com a presença de representantes de diversos municípios. “A equipe da Saúde de Fernandópolis está de parabéns pelo reconhecimento na luta contra a Tuberculose no município. Agradecemos os esforços de todos”, ressalta o prefeito Luiz Vilar.

O prêmio – segundo o Diretor Municipal de Saúde, José Martins Filho – é mérito de dedicação e trabalho da equipe do Cadip (Centro de Atendimento às Doenças Infecto-Contagiosas), das Unidades de Saúde e vigilância epidemiológica da Prefeitura de Fernandópolis. A Campanha de Busca de Casos de Tuberculose continua no município e pretende ultrapassar a meta anual de exames estabelecidos para Fernandópolis, que é de 675.

Este ano, o CADIP registrou cinco casos da doença no município. Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de notificações de Tuberculose é de 85 mil novas ocorrências por ano no país e o número de óbitos é de aproximadamente seis mil. Sendo que a doença ainda é a 9ª causa de hospitalização e ocupa o 4º lugar em mortalidade por infecção. Só no Estado de São Paulo, são descobertos cerca de 18 mil casos por ano, o maior número absoluto do Brasil. A campanha de busca ativa da Tuberculose no Estado tem o objetivo de descobrir maior número de casos da doença e, para incentivar, premia os que atingem as maiores metas. O evento se repetirá no segundo semestre e ajudará o Estado a aproximar-se da meta.

Notícias relacionadas