A Câmara Municipal de Fernandópolis vota na noite desta terça-feira um pedido de abertura de Comissão Processante, visando à cassação da prefeita Ana Maria Matoso Bim (PDT). O requerimento foi protocolado pelo ex-vereador Edijair Martins Tosta baseado no Decreto-lei 201/67 que prevê, dentre outras sanções a cassação por ato ilícito cometido pela chefe do poder Executivo Municipal.
O requerimento foi gerado após Ana Bim ter sido condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a pagar um a multa de R$ 10 mil por ter colocado no site oficial da Prefeitura notícia da visita da prefeita e do seu candidato à vice-prefeito, Chico Arouca, na inauguração de uma cervejaria em Rodonópolis – MT.
A noticia foi feita pela assessoria de imprensa da Prefeitura e postada no site dois dias depois da inauguração. Ana Bim teria feito campanha antecipada e usado bem público para divulgar a formação da chapa que disputou as eleições de 5 de outubro. O que foi considerado pelo TRE.
O requerimento será lido e votado pelos vereadores na noite de hoje. Caso seja aprovado, por dois terços dos seus membros, o presidente da Câmara, Ademir de Almeida procederá o sorteio de três vereadores que irão compor a Comissão Processante que poderá, ao final dos trabalhos, cassar a prefeita e deixá-la inelegível por cinco anos.
Nos bastidores existem comentários de que a denuncia passará tranqüilamente, tendo em vista a intervenção de alguns grupos políticos.