Foi aberta na ultima semana, uma sindicância que irá a apurar supostas irregularidades na distribuição e no uso dos cartões do Bolsa Família em Fernandópolis.
A informação seria de que uma sindicância interna apuraria um suposto desvio de dinheiro dos cartões do Programa Bolsa Família do Governo Federal. Um apontamento nas contas,na relação de familias beneficiadas pelo programa e a entrega irregular de cartões acabaria por desencadear a possivel irregularidade.
A suposta irregularidade é reforçada ainda mais com a entrega dos cartões, que segundo informações preliminares eram feitas in-loco por funcionários da Diretoria de Bem-Estar Social, manobra essa indevida devido as clausulas de adesão ao programa.
Segundo o programa do governo nas localidades onde há o serviço de entrega domiciliar, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) levará os cartões aos endereços informados pelos beneficiários no Cadastro Único. Caso o Correio não consiga, depois de três tentativas, entregar o cartão, ele será encaminhado para a agência da Caixa mais próxima do endereço do beneficiário e ficará disponível, na modalidade “posta restante”, para retirada pelo responsável legal pela família.
Nos municípios onde não é feita a entrega domiciliar, o beneficiário deverá retirar seu cartão na agência dos Correios.
Tais fatos teriam ocorrido em 2008, próximo ao período eleitoral de outubro, mais precisamente na época do pleito municipal quando as eleições municipais aconteceram.
Autoridades e funcionários ligados a Diretoria do Bem-Estar de Fernandópolis não quiseram comentar o assunto.