Uma nova tendência começa a surgir nos Estados Unidos (EUA): os bares de bebidas não alcoólicas. Os estabelecimentos trazem nos cardápios apenas coquetéis sem álcool, chamados de mocktails.
A moda parece estar ganhando cada vez mais força. Segundo a empresa global de pesquisa de mercado sobre o comportamento do consumidor NielsenIQ, até julho de 2023 as vendas dos drinques atingiram US$ 500 milhões, o maior valor registrado.
De acordo com os especialistas da NielsenIQ, a tendência está crescendo principalmente entre a geração Z e os chamados millennials, no Brasil mais conhecidos por geração Y. A explicação seria a inclinação desses grupos por um estilo de vida mais saudável.
À medida que o interesse aumenta, bares que oferecem bebidas não alcoólicas vão surgindo por todos os estados norte-americanos, desde grande cidades como Filadélfia e Nova York até áreas menores como a pequena Racine, no Estado de Wisconsin, com seus pouco mais de 70 mil habitantes.
Na Carolina do Norte, um novo bar com bebida não alcoólica está prestes a abrir na capital, Raleigh. A dona do Umbrella Dry Bar planeja uma grande festa na noite de Ano-Novo. A inauguração oficial, porém, ocorrerá somente em 5 de janeiro.
Segundo os adeptos da nova tendência de balada, “a vantagem é divertir-se uma noite inteira sem a ressaca matinal como saldo”.
Em entrevista à Fox Business, Meg Paradise, proprietária do Umbrella Dry Bar, explicou que o conceito começou como um bar temporário, mas a popularidade a levou à decisão de torná-lo um estabelecimento permanente. A comerciante acredita que muitas pessoas se sentem “pressionadas” a comprar bebidas alcoólicas ao frequentar bares, mesmo sem desejar o consumo.
“Imagine uma quarta-feira em que você não tem vontade de beber”, exemplificou, “Você vai a um bar e trava diante das opções. É uma situação estranha. Aqui, a decisão já foi tomada; você não precisará pensar ao entrar neste espaço.”
A diferença entre um bar tradicional e a nova moda se limita à carta de drinques. Os proprietários garantem que os estabelecimentos seguem os mesmos padrões de música, comida, decoração e horários típicos de bares convencionais.
Vida saudável, novos sabores e experiência social atraem o consumidor
Meg acredita que as clássicas resoluções de início de ano para uma vida mais saudável, comumente adotadas por muitas pessoas, também têm contribuído para o crescente interesse dos comerciantes por esse nicho de bares, como tem sido especialmente registrado no segundo semestre de 2023 nos EUA.
De acordo com a diretora de engajamento de bebidas da NielsenIQ, Kaleigh Theriault, os motivos pelo crescente interesse do consumidor incluem novos sabores e experiência social.
“Recentemente, estamos vendo cada vez mais os destilados não alcoólicos sendo usados nesses mocktails”, contou. “Então, não se trata apenas de uma mistura de sucos para fazer um mocktail de margarita, você realmente está obtendo todo o sabor.”
À Fox Business, a especialista explicou que o motivo pelo qual as pessoas têm optado cada vez mais por drinques sem álcool em 2023 se deve ao fato de esses destilados não alcoólicos terem sabores semelhantes a tequila, gim e bourbon.
“Nos supermercados, lojas de bebidas e lojas de conveniência, vemos cerveja, vinho e destilados não alcoólicos ultrapassando meio bilhão de dólares [de venda]”, afirmou. “E eles estão crescendo em dois dígitos ano após ano. Esse crescimento não diminuiu.”