sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Alcoeste produz 86 milhões de litros de álcool este ano

A Agrícola Arakaki é a principal responsável pelo fornecimento de cana-de-açúcar para a Alcoeste, produzindo 85% de toda a cana processada pela destilaria. Ela administra propriedades rurais, que juntas possuem…

A Agrícola Arakaki é a principal responsável pelo fornecimento de cana-de-açúcar para a Alcoeste, produzindo 85% de toda a cana processada pela destilaria. Ela administra propriedades rurais, que juntas possuem 15 mil hectares de área plantada.
Na safra 2007, a Alcoeste moeu 996.338 toneladas de cana-de-açúcar e produziu 86 milhões de litros de álcool.
Nos outros países produtores de biocombustível, a capacidade produtiva de álcool extraído da cana-de-açúcar em litros por hectare é de 4.570. No Brasil, a capacidade é de 6.552 l/ha. Já na Agrícola Arakaki e Alcoeste, este número é de 8.631 l/ha. Segundo o gerente agrícola do Grupo Arakaki, o engenheiro agrônomo Armando Tokuiti Kanazawa, são vários os fatores que contribuem para essa a alta capacidade produtiva, como a conservação do solo, adubação correta, calagem, aprimoramento genético das variedades de mudas e técnicas especiais de maturação. Porém, o principal fator é o clima da região, que contribui decisivamente para o aumento da sacarose da cana-de-açúcar (ATR – Açúcar Teórico Recuperável), pois quanto maior o índice de ATR, maior é a extração de álcool da cana.

Notícias relacionadas