quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Agricultores devem colher no Estado 8,3 mi de quilos de manga

A estimativa da safra de manga para este ano no Estado de São Paulo, divulgada pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), aponta que os produtores da fruta deverão colher 8.349.090…

A estimativa da safra de manga para este ano no Estado de São Paulo, divulgada pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), aponta que os produtores da fruta deverão colher 8.349.090 quilos durante o ano agrícola 2005/2006.

No Estado, a manga tem maior expressão na região de Catanduva, Jaboticabal, Rio Preto e Andradina, mas dados da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) apontam que há outras regiões de destaque na produção.

É o caso de Bauru, que possui de 100 a 500 hectares da fruta. Jundiaí e Sorocaba têm cultivo modesto, entre 25 e 100 hectares.

Para o agrônomo Jorge Oshino, do Escritório de Desenvolvimento Rural de Sorocaba, o cultivo na região é prejudicado pelas condições climáticas.

“O ideal para a fruta é temperatura quente e umidade, como no Norte e Nordeste”, disse. Na região, segundo ele, o forte não é a manga cultivada com fins comerciais. “Cerca de 90% da produção de São Paulo está concentrada em Rio Preto”, disse o agrônomo.

Algumas áreas menos impactadas pelas alterações do microclima da região de Sorocaba, segundo o agrônomo, conseguem manter a produção de culturas atípicas, como café, macadâmia, alichia e mesmo a manga, entre outras, mas essas são mais raras de encontrar.

Notícias relacionadas