sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ACIF espera aumento de 15% nas vendas de Natal

Acompanhando o otimismo que tomou conta das análises financeiras para o Natal 2007, a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) também acredita que este final de ano será bem…

Acompanhando o otimismo que tomou conta das análises financeiras para o Natal 2007, a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) também acredita que este final de ano será bem mais lucrativo para os comerciantes do que 2006.

Em primeiro lugar, uma boa parte dos consumidores inadimplentes já começaram a quitar suas dívidas. “Isso trará ao mercado um capital que se encontrava retraído, em face desses consumidores que esperavam o melhor momento para acertar as contas atrasadas”, analisa Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF. Ele lembra que o crédito estabelecido, aliado ao crédito farto, juro real baixo que nunca esteva tão baixo e inflação controlada são ingredientes essenciais para um Natal mais otimista no varejo.

Apesar da decisão do Banco Central em interromper a queda gradativa da taxa básica de juros, a perspectiva do aumento do volume global de vendas do comércio varejista em dezembro é de 11,5% em relação a 2006, de acordo com projeções da RC Consultores feitas com base na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo no último dia 21. No ano passado, o aumento foi bem menor – 5,6% com relação a 2005.

Em Fernandópolis, as projeções são ainda mais otimistas. “Diferente da capital, aqui as vendas cresceram cerca de 10% no ano passado em relação a 2005. Este ano, nossa previsão é de 15% de aumento”, disse Sugui. O presidente da ACIF acrescenta que a grande vedete das compras de Natal deve continuar a ser o celular, que muito tem atraído o consumidor com tantas promoções em pacotes de ligações.

A queda do dólar e a entrada massiva de produtos chineses no mercado brasileiro também vão tornar atrativos os equipamentos de informática. Carlos Sugui chama a atenção para o lançamento do Windows Vista, “que está exigindo a troca de máquinas, que se tornaram obsoletas frente à necessidade de um hardware mais parrudo que o novo sistema operacional exige”.

No setor calçadista e de confecções, a aposta é na tradicional linha branca, que grande parte da população brasileira faz questão de vestir na virada do ano. “Esse setor tem grande possibilidade de evolução nas vendas para o Natal, já que grande parte dos consumidores inadimplentes são oriundos dos pequenos e micro empreendimentos. Agora, com o retorno do crédito, essas pessoas devem voltar a consumir para a troca do guarda roupa no final do ano”, finaliza Carlos Sugui.

Arte de Natal
Para incrementar ainda mais os atrativos para as compras de Natal, a ACIF lançou oficialmente na última sexta-feira, a campanha Arte de Natal 2007. O lançamento aconteceu durante o café da manhã com empresários e autoridades para a comemoração dos 46 anos da entidade. Na ocasião, foram apresentadas as peças publicitárias da campanha e anunciados os prêmios da promoção, que este ano sorteia um Uno zero quilômetro, uma TV LCD 32” e uma TV 29” tela plana com DVD.

Notícias relacionadas