sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

“Abri minha empresa! E agora?”; novo serviço do Sebrae

A partir de agora, toda vez que um empreendedor fizer o registro de sua empresa na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) ele será convidado e estimulado a participar do…

A partir de agora, toda vez que um empreendedor fizer o registro de sua empresa na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) ele será convidado e estimulado a participar do Programa “Abri minha empresa! E agora?”, uma parceria entre o Sebrae-SP e a Jucesp, que tem por objetivo melhorar a qualidade de gestão dos pequenos negócios do Estado de São Paulo.

Todo mês, cerca de 12 mil novas empresas são registradas na Jucesp. Quase 30% desses empreendimentos fecham as portas antes de completar o primeiro ano de vida, gerando prejuízos financeiros e emocionais para seus proprietários. Uma das principais causas de mortalidade de pequenas empresas é a falta de conhecimento gerencial do empreendedor. É justamente nesse ponto que o programa “Abri minha empresa! E agora?” vai atuar.

Trata-se de uma série de 10 fascículos com informações básicas sobre gestão de pequenos negócios, que são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, seja indústria, comércio ou prestação de serviços. “É um material de fácil leitura e, independente da experiência anterior em gestão de negócios que o empresário tenha, é algo que ele poderá ler rapidamente, e em qualquer lugar”, garante Antonio Carlos De Matos, gerente de Orientação Empresarial do Sebrae-SP.

As publicações, totalmente gratuitas, serão enviadas pelo correio mensalmente às empresas recém-abertas. “Vamos convidar o empresário a estudar com atenção esse material e também a participar de palestras e cursos de capacitação. Nossa expectativa é que o empresário perceba a importância dos temas gestão no sucesso do seu negócio e que existe para apoiá-lo nesse desafio”, diz Matos.

Gestão
A série “Abri Minha Empresa! E Agora?” foca os aspectos fundamentais para a gestão inicial das empresas. Quatro questões são básicas: formação de preço, volume de vendas, divulgação e fluxo de caixa.

Os dois primeiros fascículos serão enviados diretamente aos empresários no endereço que consta no cadastro da Junta Comercial. Para receber o restante, os empreendedores deverão manifestar interesse em continuar recebendo o material, o que pode ser feito pelo telefone 0800 570 0800 (ligação gratuita) ou por meio do portal do Sebrae-SP (http://www.sebraesp.com.br).

As cartilhas não são restritas apenas às empresas que estão nascendo. Segundo Matos, qualquer empresário pode solicitar os produtos, e a qualquer hora. “O importante é que ele saiba que aprender é um bom negócio e que o lucro não vem por acaso. É preciso aprender como obtê-lo”.

Os temas dos dez fascículos
1. Abri minha empresa para realizar o meu sonho
2. Minha meta é ter lucro
3. Empresa de sucesso resulta de boas decisões
4. E agora sem preço bom não haverá negócio
5. Agora tem de dar certo
6. O Sebrae-SP é o parceiro certo para o desenvolvimento da sua empresa
7. Vai ser melhor se a equipe estiver motivada
8. Ajudar na renda familiar é uma boa destinação do lucro, mas…
9. No retorno do investimento está a compensação
10. Desafio de Melhorar os Resultados

Notícias relacionadas