Um avião de guerra supersônico russo Sukhoi-34 disparou acidentalmente uma arma contra a cidade de Belgorod, perto da Ucrânia, na noite desta quinta-feira (21), causando uma explosão e ferindo três pessoas.
Imagens de vídeo do local mostraram pilhas de concreto na rua, vários carros danificados e um prédio com janelas quebradas.
O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, anunciou estado de emergência durante a noite e disse que havia uma cratera de 20 metros de diâmetro em uma das ruas principais. Quatro carros e quatro prédios de apartamentos foram danificados, acrescentou.
Três pessoas ficaram feridas, disse ele.
“Graças a Deus não há mortos”, disse Vyacheslav Gladkov em comunicado ao Telegram, acrescentando que um prédio de apartamentos foi evacuado durante a noite.
Tass citou o Ministério da Defesa russo dizendo que um caça-bombardeiro supersônico Su-34 descarregou acidentalmente uma munição.
“Enquanto um avião da Força Aérea Sukhoi Su-34 sobrevoava a cidade de Belgorod, houve um disparo acidental de munição de aviação”, disse Tass, citando o Ministério da Defesa.
Não foi informado que tipo de arma estava envolvida. Uma investigação está em andamento.
A região de Belgorod é uma das várias partes do sul da Rússia onde alvos como depósitos de combustível e munição foram abalados por explosões desde o início do que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.