segunda, 30 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Cetesb aprova projeto de aterro sanitário

O projeto de adequação do aterro sanitário para lixo residencial urbano de Votuporanga foi aprovado pela equipe da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em visita ao município na…

O projeto de adequação do aterro sanitário para lixo residencial urbano de Votuporanga foi aprovado pela equipe da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em visita ao município na última quinta-feira. Com a aprovação, as obras devem ser iniciadas nas próximas semanas e a expectativa é que a primeira etapa seja concluída para uso até o final de outubro. O aterro fica na vicinal Ângelo Commar que liga a cidade a Parisi.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Celso Teófilo Brandão Ribeiro, ainda nesta semana funcionários da Prefeitura deverão medir e marcar a área para o início das obras de terraplanagem – que deverão começar na próxima semana.

Após a conclusão da terraplanagem, a Prefeitura solicitará a liberação da verba do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) já aprovada, num total de R$ 400 mil, para início da construção das mantas impermeabilizadas. O valor total da obra está orçado em R$ 2,8 milhões.

O aterro será construído de acordo com técnicas definidas, incluindo a impermeabilização do solo para que o chorume não atinja os lençóis freáticos, contaminando as águas; o sistema de drenagem para chorume, que deve ser retirado do aterro sanitário e depositado na lagoa de tratamento de esgoto; sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões e deslizamentos.

Ribeiro explica que todo o lixo já depositado no local será retirado e colocado no aterro adequado, com as mantas impermeabilizadas. O aterro será feito por etapas, conforme a necessidade da quantidade de lixo a ser depositada.

Notícias relacionadas