Neste mês de setembro, a Associação Votuporanguense de Escritores (AVE) completará um ano de fundação e para marcar o início oficial das atividades, a entidade promoverá um ciclo de palestras literárias do dia 06 ao dia 27 de outubro. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
Com o objetivo de divulgar o trabalho dos escritores locais, estimular nos principiantes o interesse literário e difundir essa cultura em Votuporanga, haverá palestras de diversos graus de aprofundamento, utilizando-se de mecanismos didáticos, para que os debates levem a reflexão a todos os participantes.
De acordo com o diretor da Divisão de Cultura, Jorge Xavier, a procura dos artistas por essa modalidade tem crescido em Votuporanga, embora o interesse aumente mais próximo de eventos como o Mapa Cultura. “Queremos que os nossos artistas sintam-se mais preparados e assim possam participar e competir em outros eventos culturais”, esclarece.
As palestras serão ministradas no Centro de Educação Municipal (CEM) “Faustino Pedroso”, das 20 às 21h30, todas as sextas-feiras do mês de outubro. O ciclo iniciará no dia 6 com a palestra “Ciência e Arte” – Literatura científica e literatura artística. Obedecendo a seqüência dos dias será a próxima “Criatividade e Estética” – Diferenças entre arte e artesanato – “Gêneros Literários” – Prosa e verso; conto e crônica; romance; novela; teatro; artigos de jornal – e “Objetividade e Subjetividades na Obra Literária” – Posição do Narrador e encerramento.
As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado, com 35 o número de participantes. Segundo os organizadores, a restrição é para garantir melhor aproveitamento. Os interessados podem entrar em contato na Secretaria da Educação, na Divisão de Cultura, na Rua Santa Catarina, nº 3747, Centro. Mais informações pelo (17) 3405-9750.
Consolidação
Depois de diversos escritores se reunirem a Associação dos Escritores foi fundada no ano passado com o objetivo de organizar a classe e promover eventos que possam estimular a prática da leitura e da escrita. De acordo com o presidente, o professor Hudson Paulo Fernandes, estão sendo finalizadas as questões burocráticas. No próximo dia 16 haverá reunião para definir a diretoria e traçar o planejamento das atividades de 2007, que, como adianta o presidente, promete ser agitada com inúmeras palestras e oficinas.
Embora sem condições de entrar para o livro de registro da entidade, a AVE já realizou dois importantes eventos na cidade. O apoio no desenvolvimento do trabalho e no lançamento do livro “O Vôo da Borboleta” de autoria de Valter Petenel e outro livro “Conto Poesias/Poesias Conto” do escritor Heuvídio Gouvêia Filho.
Através da associação, seus membros diretores também realizam palestras em escolas municipais com o objetivo de fornecer informações aos estudantes nos projetos escolares e assim iniciar o conhecimento literário. “Nós estamos abertos para dar orientações a quem desejar. Aos escritores que anseiam pela publicação de um livro, também estamos preparados para auxiliá-los”, diz o diretor de Cultura membro da associação.