Implantado há um ano em três escolas da rede municipal em Votuporanga, o Programa “Escola da Família” é um sucesso na cidade. Por final de semana, 450 pessoas participam de atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.
O programa, que já era desenvolvido pelas escolas estaduais de Votuporanga, passou a ser aplicado nos CEM´s (Centros de Educação Municipal) Irma Pansani Marin (Vila Muniz), Geyner Rodrigues (São Cosme) e Clary Brandão Bertoncini (Paineiras) em 1.º de outubro de 2005, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o Governo do Estado.
De acordo com o secretário da Educação e Cultura, José Aparecido Duran Netto, o projeto implantado na rede municipal atende famílias de regiões distantes das instituições de ensino do Estado que já possuíam o “Escola Família”. “Hoje, moradores de todos os bairros são beneficiados com o programa”, afirma Duran.
Em todos os sábados e domingos, no período das 9 às 17 horas, há atividades, como jogos populares, brincadeiras, artes plásticas, orientações na área de saúde e cursos de informática, entre outros.
Segundo a educadora, Elisângela Misiagia, o “Escola da Família” é muito bom, pois é uma opção de lazer da família e ainda uma responsabilidade social com as crianças. “Muitas crianças que poderiam estar na rua nos finais de semana, estão participando de atividades educacionais nas escolas. Isso é muito bom”, diz.
Elisângela, que também é bacharel em Direito, conta que adora participar do programa e ver a felicidade das crianças participantes. “Estou muito feliz em participar do Programa Escola da Família. É um trabalho aos finais de semana prazeroso”, afirma.
Bolsas Universitárias
Além de possibilitar acesso ao lazer e aprendizado, o Programa Escola da Família é responsável pelo pagamento da faculdade de nove alunos de Votuporanga. O Estado concede bolsas de estudos para graduandos em troca de trabalhos assistenciais prestados pelos estudantes universitários nas escolas públicas durante os finais de semana. Cada escola conta com uma equipe de um educador e três estagiários.
Eleições
Neste final de semana, 30 de setembro e 1º de outubro, não haverá atividades, pois, de acordo com o decreto 48.834, de 30 de julho de 2004, as unidades escolares estarão à disposição da Justiça Eleitoral.