domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fisioterapia tem conceito muito bom

O curso de Fisioterapia da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) obteve conceituação máxima, ou seja, CMB (Conceito Muito Bom), após recente análise da comissão de verificação in loco do Inep…

O curso de Fisioterapia da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) obteve conceituação máxima, ou seja, CMB (Conceito Muito Bom), após recente análise da comissão de verificação in loco do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC. Os itens avaliados foram a qualidade do corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações.

A graduação tem se destacado na região devido a sua infra-estrutura, corpo docente, engajamento social que a graduação propicia ao aluno ao colocá-lo, desde cedo, em contato com a população, por meio da prestação de serviço gratuito voltado para o público de baixa renda.

Os estágios, realizados a partir do terceiro ano, são feitos na Clínica-Escola, Campus Sul e em diversos locais da cidade: Lar São Vicente de Paulo, Lar Espírita dos Velhinhos, Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e região, Mini-Hospital do Pozzobon e empresas como Pollus, Jowanel e a própria Unifev. Tem ainda o atendimento domiciliar de home care e de PSF (Programa de Saúde da Família) realizado nos bairros Matarazzo e Pozzobon.

A Clínica-Escola de Fisioterapia conta com aparelhagem moderna e oferece assistência nas áreas de fisioterapia em ortopedia, traumatologia e reumatologia (uso de técnicas como eletroterapia, termoterapia e hidroterapia para estimular a movimentação e a circulação em pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações), fisioterapia esportiva (reabilitação de atletas), fisioterapia respiratória (afecções respiratórias), em neurologia (atendimento a pacientes com traumatismo craniano, AVE (acidente vascular encefálico) ou paralisia, com a finalidade de recuperação da coordenação motora) e cardiovascular. O curso também dispõe de um corpo docente altamente capacitado, com a divulgação de pesquisas em território nacional e no exterior.

O professor Nuno Miguel Lopes de Oliveira foi o primeiro fisioterapeuta do curso a ter título de doutor. Os dados pesquisados em sua tese de doutorado, “O efeito da crioterapia intermitente no músculo Tibialis Anterior de ratos: uma análise morfológica e bioquímica”, desenvolvida na UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, na área das Ciências Fisiológicas e seguindo a Linha de Pesquisa em Plasticidade Músculo-Esquelética, originou um artigo nomeado Three intermittent sessions of cryotherapy reduce the secondary muscle injury in skeletal muscle of rat publicado na revista Journal of Sports Science & Medicine.

Outra docente que obteve destaque foi a professora Kelly Cristina Colaço Dourado, com uma produção em conjunto com Reinaldo Bestetti, José Cordeiro e Tatiana Theodoropoulos, publicada na revista International Journal of Cardiology. O artigo, intitulado Assessment of quality of life in patients with chronic heart failure secondary to Chagas’ cardiomyopathy, foi parte da pesquisa de mestrado (Stricto Sensu) que Kelly desenvolveu em Ciências da Saúde na área de Cardiomiopatia Chagásica, realizado na Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A professora Albaiza Nicoletti Otterço teve o artigo “Efeito Agudo do Treinamento Físico Aeróbico sobre a Resposta da Pressão Arterial Sistêmica de Indivíduos Hipertensos”, publicado na revista da Socesp – Sociedade de Cardiologia de São Paulo, importante no campo da cardiologia do país. O trabalho foi uma prévia da dissertação do mestrado que a professora realizou na UFSCar.

O professor Roberto Borges Filho concluiu recentemente a sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), com o tema Autonomia na formação do Fisioterapeuta: um programa de educação conscientizadora.

O curso, além de investir na formação prática dos alunos, visa estimular a pesquisa científica. Quatro trabalhos, realizados por alunos e orientados pelas professoras Marilita Falângola Accioly, Kelly Cristina Colaço Dourado e Carla Cristina Esteves Silva Oliveira, foram aprovados para serem apresentados no Cobraf (Congresso Brasileiro de Fisioterapia) e na Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). As informações são da equipe da Agência de Jornalismo da Unifev.

PM faz curso de atendimento
Uma parceria entre a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e a 3.ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga, possibilitou esta semana, a realização de um treinamento para o atendimento do 190 (telefone de emergência da PM), voltado para os policiais militares de carreira e temporários, que exercem esta função.

Ao todo, 54 policiais, oriundos das cinco companhias pertencentes ao 16.º Batalhão da PM de Fernandópolis, localizadas nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Nhandeara e Votuporanga, participam das aulas que foram divididas entre ontem e hoje, no período das 8h30 às 17h. A entrega do certificado de conclusão do treinamento é feita ao final de cada dia, pelo Reitor da instituição, Marcelo Lourenço.

Conforme o comandante da companhia de Votuporanga, o capitão Reynaldo Vannucci Neto, um dos resultados esperados com o treinamento é o aperfeiçoamento dos policiais militares de carreira.

Quanto aos policiais militares temporários, o objetivo é o de transmitir a eles um pouco de conhecimento teórico sobre a importância e a técnica de um atendimento que satisfaça a comunidade e a instituição, com um aspecto mais profissional, para que conseqüentemente as falhas possam diminuir. (LP)

Notícias relacionadas