A Prefeitura de Votuporanga realizou nos últimos dias 29 e 30 de dezembro a segunda edição da Festa da Virada com a presença de mais de 5 mil pessoas. Foram dois dias de muitas atrações, com conjuntos musicais, apresentações artísticas e culturais. Na área da saúde, 560 pessoas foram atendidas.
A Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com as demais pastas preparou para a população inúmeras atrações. Com entrada franca, o evento começou às 19 horas na avenida Ângelo Bimbato, no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura”.
A programação contou com a apresentação da Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, grupo Taiko, dos grupos musicais Bandas Santa Esmeralda e a banda Cadeia Nacional e do sorteio do Show de Prêmios. Para os dois dias de festa, a avenida Ângelo Bimbato recebeu uma grande estrutura para atender ao público. Foi montada uma arquibancada para duas mil pessoas e ainda um palco coberto de 100 m² (10 x 10 metros) para as apresentações.
Além disso, durante o evento foram vendidos produtos na praça de alimentação, como churros, crepes, pasteis, algodão doce, pipocas, doces, salgados entre outros, e ainda os mais variados tipos de bebidas. Na área de artesanato, estiveram expostos produtos como bijuterias e tapetes. Os ambulantes da Feira Livre também montaram as barracas na avenida.
As crianças puderam ainda brincar no mini-parque infantil que foi montado pela empresa Ribeiro Diversões Mirins. O espaço era gratuito para todas as crianças, contando com tobogã, cama elástica, piscina de bolinhas e castelo disponíveis para brincadeiras, além de palhaços, sombras, tatuadores e monitores.
A equipe da Secretaria fez orientação e aplicação de vacina contra tétano e febre amarela para as pessoas que ainda não foram vacinadas e contou também com exames de glicose e glicemia. A equipe odontológica também esteve presente e contribuiu com o trabalho de prevenção do câncer bucal e prevenção de cáries.
Durante os dois dias, foram montadas as barracas do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes), que passaram orientações sobre o combate à dengue, e do setor de DST/Aids que também prestou orientações sobre a doença e ainda distribuíram preservativos.
Dia 30, às 23 horas, houve o encerramento com queima de fogos com duração de oito minutos. Foram apresentados 10 modelos de efeitos diferentes com aproximadamente 300 bombas de três a oito polegadas cada.
Saúde
Na área da saúde foram vacinadas 12 pessoas, prevenindo da febre amarela, 03 vacinas imunizando de hepatite B e 12 vacina dupla adulto. Foram realizados 519 exames de diabetes, destes 24 foram constatados 24 alterados. Os exames alterados serão encaminhados para Secretaria Municipal da Saúde.