sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Casos confirmados de dengue em Campinas dobram em apenas dez dias

O número de casos confirmados de dengue em Campinas dobrou em dez dias, passando de 389 no dia (7) passado para 813 até ontem. Do total, 434 são autóctones (contraídos…

O número de casos confirmados de dengue em Campinas dobrou em dez dias, passando de 389 no dia (7) passado para 813 até ontem. Do total, 434 são autóctones (contraídos no próprio município), 38 importados, 184 estão em investigação de origem e outros 157 são de moradores de cidades da região.

Juntas, Campinas, Sumaré e Hortolândia, que formam o chamado Triângulo da Região Metropolitana de Campinas (RMC), somam 1.507 casos confirmados da doença. A região computa ainda três casos de dengue hemorrágica, um em Campinas e dois em Hortolândia, onde um deles foi a óbito. Os três municípios têm ainda mais de 7 mil casos suspeitos, aguardando confirmação pelo exame de sorologia, sendo que 5 mil deles só em Campinas.

O biólogo da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, Ovando Provatti, diz que o modo mais eficaz da população combater a dengue é eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A solução mais eficaz é mesmo a eliminação dos criadouros do mosquito, para reduzir a infestação e quebrar a cadeia de transmissão da dengue.”

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que anualmente, de 50 milhões a 100 milhões de pessoas contraem a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Desse total, cerca de 550 mil são hospitalizados e 20 mil morrem em decorrência da doença.

No Brasil, até 12 de março, o Ministério da Saúde tinha confirmados 85 mil casos da doença. Foram registrados no País 55 casos de dengue hemorrágica, com seis óbitos. São Paulo soma 7.808 casos da doença, considerando somente os casos autóctones. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirma ainda quatro casos da forma hemorrágica da doença em Campinas, Hortolândia, Mirassol e Itanhaém, este último com óbito. O CVE ainda não considera o caso de Hortolândia que foi a óbito, apesar do teste rápido ter confirmado dengue.

Na área de abrangência do Departamento Geral de Saúde de Campinas (DGS) são 810 casos confirmados pelo CVE. O número, entretanto, não reflete a realidade. Pelo balanço do CVE, Campinas, Sumaré e Hortolândia têm 793 casos de dengue, contra os 1.507 registrados.

Notícias relacionadas