sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Volfer vai ampliar atividades desenvolvidas na Santa Casa

Formalizada no ano passado, a Volfer (Associação de Voluntários da Santa Casa) completará em maio um ano de fundação oficial. Com o apoio de 50 voluntários, a associação vai dar…

Formalizada no ano passado, a Volfer (Associação de Voluntários da Santa Casa) completará em maio um ano de fundação oficial. Com o apoio de 50 voluntários, a associação vai dar continuidade às atividades assistenciais desenvolvidas para pacientes e acompanhantes que utilizam a Santa Casa de Fernandópolis.

Como meta para 2009, a Volfer pretende ampliar o trabalho de humanização no pronto socorro, com acompanhamento assistencial de pacientes, que será realizado por três voluntários. A associação também deverá ampliar o projeto de confecção e doação de rouparia para a Santa Casa, com a instalação de uma sala de costura no hospital, coordenada pela voluntária Natalina Pinotti.

De acordo com Wandalice Franco Renesto, presidente da Volfer, em 2008 foram produzidas aproximadamente 3,5 mil peças entre lençóis, fronhas, pijamas, toalhas de banho e mesa, cueiros e panos de limpeza. “Realizamos 26 atividades diferentes no ano passado. Foram mutirões, grupos de apoio, assistência religiosa e social, entre outras. Para este ano, vamos dar continuidade a todos os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos, buscando ampliar o número de pessoas assistidas”, revela a presidente.

Este ano, será firmada uma parceria com o Hemocentro de Fernandópolis para ajudar na divulgação da doação de sangue. Além disso, o trabalho de atividades de entretenimento, leitura de histórias e de poemas junto a pacientes que estão realizando hemodiálise será mantido.

Os voluntários da Volfer também são os responsáveis pela entrega de kits higiênicos para o hospital. Cada kit inclui toalha, pasta de dente, escova de dente, sabonete e pente que é entregue para pacientes do SUS que vêm desprevenidos para o hospital.

Mensalmente, é realizada uma missa na capela da Unidade 6. Grupos de orações, divididos em duas equipes – católica e evangélica – visitam todos os quartos da Santa Casa.

Todas as atividades da Volfer são subsidiadas por meio de doações feitas ao Cofre Solidário, que é uma caixinha rosa passada em empresas e instituições da cidade onde as pessoas colaboram com R$ 1 cada. O trabalho da associação só é possível graças à contribuição da comunidade que apóia todas as ações da Volfer.

Notícias relacionadas