sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa adquire aparelhos para Unidade de Tratamento Intensivo

A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis investiu R$ 129 mil na compra de quatro aparelhos de ventilação mecânica para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Os respiradores foram adquiridos…

A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis investiu R$ 129 mil na compra de quatro aparelhos de ventilação mecânica para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Os respiradores foram adquiridos com recursos próprios do hospital, que agora passa a contar com 12 aparelhos a disposição na UTI.

O equipamento da marca Dixtal faz a função do pulmão, quando o paciente, por alguma razão, está impossibilitado de respirar sozinho, como no caso de insuficiência cardíaca, respiratória e infecções generalizadas. O grande diferencial dos novos aparelhos é que eles fazem tanto a ventilação mecânica invasiva (entubação oro-traquial), como a não-invasiva (máscara).

De acordo com o médico chefe da UTI, Fernando Bertucci, a maior parte dos pacientes internados na unidade precisa de auxílio respiratório. “São aparelhos que ficam ligados 24h e não podem falhar. Por isso, é importante termos esses aparelhos sempre em bom estado. A provedoria da Santa Casa entende isso e sempre está buscando renovar esses aparelhos que são essenciais no hospital”, enfatiza Bertucci.

“Somando esses novos equipamentos aos aparelhos de ventilação mecânica que já temos, poderemos prestar um atendimento de excelência para os pacientes que precisam ficar na UTI com auxílio respiratório”, completa o médico.

Segundo o gerente da Santa Casa, Pedro Cyrino, a mesa administrativa do hospital não mede esforços para angariar fundos e atender todas as solicitações que são feitas pelo corpo clínico. “Nos últimos três anos investimos na compra de vários aparelhos para a UTI. Também aumentamos o número de colaboradores na unidade para melhorar o atendimento prestado aos pacientes”, revela Cyrino.

Para manusear os respiradores duas fisioterapeutas e uma enfermeira da UTI da Santa Casa de Fernandópolis participaram de um curso de ventilação mecânica, promovido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. O curso, realizado entre os meses de abril e julho de 2009, teve carga horária de 60 horas e foi ministrado por especialistas do Hospital de Base de Rio Preto.

Notícias relacionadas