A Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, entrega nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 17 horas, as obras de reforma e ampliação de mais um Centro Municipal de Educação Infantil, o Cemei “Profª Aracy Panazzolo de Mattos”.
Com esta, são sete as escolas da rede municipal de ensino que receberam melhorias e ampliações este ano. Até 2012, a Prefeitura entregará mais seis unidades de ensino contabilizando 13 escolas de educação infantil e fundamental entregues entre os anos de 2011 e 2012.
Segundo a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga em exercício, Luzia Aparecida Zirundi Figueira, com as modificações, o Cemei Aracy ampliou em 69% o índice de crianças matriculadas entre zero e três anos de idade. “O Aracy será a escola que teve a maior área construída até o momento, passando de 583,4 m2 para 854,9 m2, cerca de 50% a mais de área construída em cerca de oito meses de obras”, enfatiza Luzia.
Com a entrega das obras de reforma e ampliação, o Cemei Aracy ganhou uma espaçosa área de lazer com playgroud, vestiários, dois berçários, lactário, área de convivência para os funcionários, ampliação do refeitório e das salas dos professores, diretoria e secretaria, totalizando uma ampliação de 271,5 m2.
Aracy Panazzolo de Mattos
Nasceu em Ribeirão Preto, filha de Ângelo Panazzolo e Gioconda Cavazani. Após formar-se professora, mudou-se em 1964, para Votuporanga, vindo a casar-se com Milton Matos, filho de tradicional família votuporanguense. Tiveram três filhos Gisele, Carlos Alberto e Carlos Eduardo.
A professora Aracy começou a lecionar na Escola Rural da Fazenda Santa Terezinha, de propriedade de Olívio Comar, onde permaneceu até 1966. Posteriormente foi transferida para a Escola Estadual Deputado Narciso Pieroni, ministrando suas aulas até a aposentadoria, em 1985. Sempre foi muito querida no meio profissional, teve destacada atuação junto à sociedade, sendo figura constante em eventos filantrópicos.
Faleceu em 24 de agosto de 1987, num lamentável acidente automobilístico, deixando muita saudade no seio de toda a comunidade votuporanguense. Em 21 de agosto de 1996, por iniciativa do vereador Meidão foi apresentado o projeto de lei que eternizava o nome da professora Aracy a esta unidade de ensino, projeto aprovado por unanimidade e sancionado pelo então prefeito Pedro Stefanelli Filho.