A Santa Casa de Votuporanga anuncia a suspensão dos serviços de neurologia/neurocirurgia para o Sistema Único de Saúde – SUS e para todos os convênios atendidos pelo Hospital.
São duas as razões que levam a esta tão difícil decisão, a falta de profissionais médicos e o alto custo dos serviços. Desde domingo (15/07/2012) já não contamos com uma escala médica de disponibilidade para o atendimento nesta especialidade.
A Santa Casa foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar procedimentos de alta complexidade em neurologia/neurocirurgia em novembro de 2008 e no último dia 06, oficializou o Departamento Regional de Saúde – DRS XV de São José do Rio Preto, da necessidade de suspensão dos serviços, por tempo indeterminado.
De novembro de 2008 a junho de 2012, foram inúmeros os casos de sucesso no atendimento neurológico/neurocirúrgico à população de Votuporanga e região. A Santa Casa realizou 2.300 procedimentos na média e alta complexidade, sendo que 78% foram de pacientes do SUS, vítimas de acidentes automobilísticos, principalmente com motos, que foram os casos de traumatismo craniano encefálico, como também os casos de acidente vascular cerebral – AVC, tumores, aneurismas e tantos outros.
De acordo com o provedor Luiz Fernando Góes Liévana, “essa foi uma decisão extremamente difícil, mas necessária para manter a Santa Casa de portas abertas e atendendo a população nas demais especialidades e necessidades. Infelizmente o Hospital não suporta mais os elevados custos dos serviços de neurologia/neurocirurgia. Outro fator determinante, é que não temos mais equipe médica para fechar a escala de plantões”.