sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Segue a campanha “Bombeiro Sangue Bom” em Fernandópolis

Segue a todo vapor campanha “Bombeiro Sangue Bom”, organizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em Fernandópolis. A campanha tem como objetivo reverter a…

Segue a todo vapor campanha “Bombeiro Sangue Bom”, organizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em Fernandópolis. A campanha tem como objetivo reverter a situação crítica dos estoques de sangue.

Durante todo o mês de julho, os bombeiros fernandopolenses, bem como de todo estado, se solidarizam à causa, incentivando a doação de sangue voluntária, comparecendo aos postos de doação. De acordo com os Bombeiros, na época do frio, os estoques de sangue diminuem muito nos Hemocentros, com a campanha os organizadores pretendem agregar doadores.

Segundo o agente de comunicação social do Hemonúcleo de Fernandópolis, Vandir Rocha de Lima, durante este mês, o hemocentro terá o horário de atendimento diferenciado na quarta-feira, funcionando até as 12h, mas é por um bom motivo. A equipe se deslocará para Santa Fé do Sul, Jales, Valentim Gentil e Votuporanga para a coleta de sangue das corporações e voluntários dessas cidades.

“Os bombeiros que participam do evento também levam seus voluntários, aumentando expressivamente o nosso estoque. Tem mês que não conseguimos alcançar a meta de 700 bolsas. Durante a campanha, os bombeiros nos ajudam a elevar esse número para quase 1300”, ressalta Vandir.

Durante os outros dias da semana, o Hemonúcleo funcionará de segunda a sexta­-feira, das 7h30 às 18h30, sem fechamento para o almoço. Aos sábados, o atendimento é realizado das 8h às 12h. Os homens podem doar a cada 60 dias (máximo quatro doações por ano) e a mulher, 90 dias (três doações por ano).

O evento faz parte de uma competição interna que incentiva todas as unidades da corporação a doarem sangue até o dia 31 de julho. A unidade vencedora receberá o troféu “Bombeiro Sangue Bom”.

REQUISITOS

Na triagem de doadores, a Fundação Pró­Sangue obedece a normas nacionais e inter­nacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumpri­mento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador. São elas:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 67 anos;

– Pesar no mínimo 50 kg.;

– ter dormido pelo menos 6 horas nas últi­mas 24 horas;

– Estar alimentado (evitar alimentação gor­durosa nas 4 horas que antecedem a doação); – Apresentar documento original com foto e Cartão SUS (caso não o tenha, o cartão é confeccionado na hora).

Notícias relacionadas