Cientistas da Universidade Estadual de Washington conduziram uma pesquisa sobre infecções no fluxo sanguíneo, descobrindo que pelo menos três tipos de bactérias são atraídas pelo soro sanguíneo humano: Salmonella enterica, E. coli e Citrobacter koseri.
O estudo, liderado pelo professor Arden Baylink, identificou essas bactérias “vampíricas” como principais causas de morte em pessoas com doenças inflamatórias intestinais ou sangramento intestinal. A pesquisa, financiada pela WSU e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, nos Estados Unidos, foi publicada na revista eLife.
“As bactérias que infectam o fluxo sanguíneo podem ser letais. Descobrimos que algumas das bactérias que mais comumente causam infecções do fluxo sanguíneo na verdade detectam uma substância química no sangue humano e nadam em direção a ela”, disse baylink.
Já a estudante Siena Glenn, autora principal da pesquisa, disse que a descoberta pode ser positiva, uma vez que a partir dela será possível elaborar novos remédios para o trato intestinal. “Esses medicamentos poderiam melhorar a vida e a saúde de pessoas com doenças inflamatórias intestinais que têm um alto risco de infecções do fluxo sanguíneo”, disse em entrevista ao La Nacion.