Delta, Ômicron, novas cepas, mais lockdowns, negacionismo… a pandemia de Covid-19 parece incansável. Poucos nlocais têm sentido tanto os efeito quanto os paraísos turísticos.
Uma exemplo é um paraqísos que atrai surfistas (incluindo muitos brasileiros) e turistas atrás de descanso e overdose de natureza. Em 2019, a ilha indonésia de Bali recebeu cerca de 6,2 milhões de turistas internacionais. Este ano, eles registraram apenas 45. Nas areias, o movimento é quase exclusivamente de moradores da região.
Quase todo esse pequeno punhado de turistas chegou à ilha em um iate particular, já que o Aeroporto Internacional Ngurah Rai da ilha esteve fechado para voos internacionais quase todo o ano, contou a CNN. Embora o aeroporto tenha reaberto oficialmente para voos internacionais em outubro, até agora ele só recebe voos domésticos, principalmente de Jacarta, a capital do país, com 273,5 milhões de habitantes
Para vir a Bali, os visitantes estrangeiros precisam obter um visto de negócios no valor de US$ 300 (R$ 1.700), fazer vários testes PCR e comprar um seguro saúde especial.
Desde o início da pandemia, 144 mil pessoas morreram na Indonésia de Covid-19, com 4,2 milhões de casos da noença registrados.