domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

2ª Semana de “Arrastão de Combate à Dengue” totaliza 10 mil imóveis visitados

O combate contra a dengue no município não pára. A Prefeitura Municipal de Fernandópolis há duas semanas vem realizando a segunda etapa do “Arrastão de Combate a Dengue”. A Campanha…

O combate contra a dengue no município não pára. A Prefeitura Municipal de Fernandópolis há duas semanas vem realizando a segunda etapa do “Arrastão de Combate a Dengue”. A Campanha acontece até o final do mês de outubro com o objetivo de eliminar os possíveis criadouros responsáveis pela proliferação da doença.

São 25 duplas de Agentes de Controle de Vetores que percorrem diariamente vários bairros da cidade para combater os criadouros, com visitas domiciliares, além dos trabalhos realizados nas escolas, por meio de palestras, campanhas educacionais, que envolvem toda a comunidade.

A cada dia de arrastão, novo roteiro de visitas é programado e divulgado com antecedência, através de carro de som, que circula nos bairros no dia anterior.

Desde o início do arrastão, no dia 28 de outubro, foram vinte e dois caminhões, tipo basculante, de recipientes recolhidos em 730 quadras trabalhadas, totalizando 10 mil imóveis visitados. Entre os criadouros do mosquito, estão garrafas vazias, pneus velhos, latas, entre outras embalagens como estofados plásticos, gabinetes de maquinas de lavar, pia de cozinha e brinquedos velhos.

Neste período de chuva, a orientação é para que a população fique atenta aos recipientes que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito.

Para garantir a eficiência no trabalho de conscientização dos agentes junto à população, no início do mês de setembro foi realizado o curso de Capacitação dos Agentes de Controle de Vetores, onde foram repassadas informações de controle da doença, além de instruções técnicas de abordagem junto aos moradores.

“Cabe aos agentes mostrar na prática como o cuidado diário pode reduzir a proliferação dos casos no município. Desta maneira, a Prefeitura irá trabalhar em conjunto com todos os setores na prevenção e no combate a dengue”, destaca o prefeito Luiz Vilar.

Entre os meses de janeiro a outubro foram notificados 507 casos da doença. Sendo 332 positivos e 15 aguardam confirmação.

Notícias relacionadas