Os visitantes de um zoológico recém-reaberto na Coreia do Norte têm se apinhado para ver a mais famosa atração do parque: uma chimpanzé fumante.
De acordo com funcionários do Zoológico Central em Pyongyang, a primata tem 19 anos e se chama Azalea, ou Dallae em coreano.
Para horror dos ativistas protetores dos animais, Azalea fuma um maço de cigarro por dia e usa seu próprio isqueiro para acender seus cigarros. O zoológico de Pyongyang, que já foi criticado por sua crueldade com animais no passado, insiste que Azalea não inala a fumaça.
A infeliz atração entretém os visitantes do zoológico, que riem alto quando o bicho se senta nas pedras de seu cativeiro para fumar. O adestrador de Azalea incentiva que ela acenda os cigarros e também faz com que o animal apresente uma dança simples para o divertimento do público.
Milhares de pessoas visitam o parque por dia para conhecer o zoo e o museu de história natural tecnológico. A reforma no parque começou em 2014 e terminou recentemente, como parte dos esforços do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, para criar estruturas e centros de lazer mais modernas e impressionantes na capital.
Outra atração popular no local é a ala dos cães – sim, o zoo exibe cachorros de raças como pastor alemão e shih tzu. O zoológico também oferece apresentações com animais adestrados, como macacos que jogam basquete e cães que parecem treinados para fazer cálculos de somar ou subtrair em um ábaco.