O Zoológico de São José do Rio Preto (SP) confirmou a morte de 5 macacos intoxicados, até o momento. Ao todo, oito animais das espécies sagui e macaco-prego foram resgatados.
Com a chegada de mais um sagui ao Zoológico de Rio Preto no fim da tarde desta última quinta-feira (04/08), a instituição soma quatro animais da espécie acolhidos nesta semana, todos provenientes do Parque Ecológico Sul. Eles tinham sinais de intoxicação e não resistiram às agressões.
Já os três macacos-prego resgatados na Mata dos Macacos estão estáveis. Um deles teve o fêmur fraturado e passou por cirurgia ontem. Agora, ele passa por exames clínicos para avaliar a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.
Casos de animais intoxicados
– 4 macacos-prego, da Mata dos Macacos. Um filhote foi encontrado morto no local. Três foram levados ao zoológico (dois no dia 3/8 e um em 4/8) e estão estáveis.
– 4 saguis-de-tufos-pretos, provenientes do Parque Ecológico Sul, dois na quarta (3) e dois na quinta-feira (4). Nenhum deles resistiu.
Ainda ontem, um sagui foi resgatado por uma moradora de Guapiaçu e levado até a Polícia Ambiental por veterinários do município. O animal também foi encaminhado ao Zoológico de Rio Preto e passa por exames. Há suspeita, segundo a moradora, de que ele estava em um fio e teria caído em cima de um carro, não possuindo relação com os casos de Rio Preto.