Neste sábado, dia 15, inicia-se o trabalho de encoleiramento contra a leishmaniose no Tiro de Guerra, somente para os cães dos quais os proprietários são residentes da zona oeste de Votuporanga. O posto funcionará das 07h30 às 12h.
Na próxima semana, entre 17 e 21 de fevereiro, os postos de encoleiramento permanecerão instalados na região oeste; Residencial Noroeste, Vila Aureliano e Cecap II, e estarão abertos das 08h às 13h.
A apresentação da carteira de identificação do cão é obrigatória para o encoleiramento. O responsável pelo Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), Nilton César Santiago pede a colaboração da população. “Pedimos às pessoas que cheguem cedo nos postos para que possamos evitar qualquer tipo de contratempo”.
Para a secretária de saúde, Fabiana Arenas Strigari de Parma, essa ação é grandiosa e garante o encoleiramento de toda população canina do município. “Este é um projeto que envolve as três esferas de governo que pretende reduzir os casos da doença. Temos condições de oferecer a coleira para todos os cães do município, para tanto, é necessário que o morador acompanhe a programação dos postos de encoleiramento”, declara a secretária.
Pouco mais de 2,5 mil cães foram encoleirados, durante a primeira fase da ação realizada entre os dias 03 e 14 de fevereiro, na zona norte da cidade. A coleira é atualmente a única medida eficaz que, comprovadamente, protege o animal da picada do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
Segue a localização dos postos de encoleiramento da zona oeste:
– Tiro de Guerra
R. Pe. Izidoro Cordeiro Paranhos nº 1949 – Paineiras
– Clube de Mães – Cecap II
R. Cardoso s/n
– Praça do Residencial Noroeste
Av. José Campos Lário s/n
Indicações sobre uso correto da coleira
– Não dar banho ou tosar o cão antes de levá-lo para o encoleiramento. Após a tosa, aguardar 48 horas para colocar a coleira;
– Não é necessário retirar a coleira para o banho;
– Cães menores de três meses de vida não devem ser levados para os postos para serem encoleirados;
– Gatos e outros pets NÃO podem usar a coleira.
Para ingestão acidental da coleira ou dúvidas e informações relacionadas ao uso do produto, deve-se entrar em contato pelo 0800-70 70 512 (MSD Saúde Animal).
Projeto
Esta ação está sendo desenvolvida por meio de uma subvenção do Ministério da Saúde, de aproximadamente R$ 2,5 milhões; verba garantida ao município pelo cumprimento as ações pautadas pelo MS no controle à leishmaniose.
Mais esclarecimentos sobre os postos de encoleiramento, podem ser obtidos nas Unidades de Saúde do município.
Demais Postos de Encoleiramento
Seguem as datas, horários e locais em que os postos serão montados:
Data: 24 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
Horário: 8h às 13h
Unidade de Saúde “Dr. Walter Eleutério Rodrigues” – São Cosme
Ginásio CSU “Jane Maria de Lacerda Soares”
Consultório Municipal “Dr. Jerônimo Figueira da Costa Neto” – Jardim Marin
Escritório Poloeste – Portal do Sol
*Sábado – dia 22 de Fevereiro, encoleiramento no CONSULTÓRIO MUNICIPAL “DR. JERÔNIMO FIGUEIRA DA COSTA NETO” – JARDIM MARIN, das 07h30 às 12h.
_______________________________________________________________________
Data: 10 de Março a 14 de Março
Horário: 8h às 13h
Espaço Empresarial “David Mendonça Pontes” – Estação
Praça Bezerra de Menezes – Cidade Nova
Praça da Santa Luzia
Vigilância Ambiental – Rua: Santa Catarina nº 3935, Patrimônio Velho
*Sábado – dia 15 de Março, encoleiramento no ESPAÇO EMPRESARIAL, das 07h30 às 12h.