sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Zequinha de Abreu participa de Festival de Bandas

A Corporação Musical Zequinha de Abreu de Votuporanga participa neste sábado (15/09) do 46º Festival Zequinha de Abreu, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo,…

A Corporação Musical Zequinha de Abreu de Votuporanga participa neste sábado (15/09) do 46º Festival Zequinha de Abreu, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, região de Ribeirão Preto.

O convite foi feito pelo Departamento de Cultura da Prefeitura daquela cidade já que o grupo leva o nome do músico nascido em Passa Quatro. A corporação fará uma apresentação em praça pública às 20 horas, através de um concurso de bandas de várias regiões do estado. O evento teve início no dia 31 de agosto e termina no próximo dia 23 de setembro e busca homenagear o compositor nascido dia 19 de setembro de 1880.

José Gomes de Abreu, conhecido como Zequinha de Abreu, tornou-se figura decisiva da música popular brejeira e de classe média no Brasil do começo do século XX. Graças a Carmen Miranda, ficou internacionalmente conhecido. Estudou num seminário de São Paulo, de onde fugiu de volta para a cidade natal. Compôs então uma de suas primeiras valsas, Flor da estrada. Quando se tornou funcionário público, já compunha choros, tangos, marchinhas e foxtrotes.

Seu título mais famoso, o choro Tico-tico no fubá, é de 1917. Divulgado mais tarde por Carmem Miranda nos Estados Unidos, tornou-se uma das músicas populares brasileiras mais gravadas em todo o mundo. Em 1918, Zequinha de Abreu compôs sua valsa mais conhecida, Branca.

No ano seguinte, com a morte do pai, mudou-se para São Paulo e passou a tocar piano em bailes, cabarés e casas de famílias ricas, onde também muitas vezes vendia suas partituras. Em 1933, fundou a banda Zequinha de Abreu, com 25 integrantes. O compositor morreu em São Paulo, em 22 de janeiro de 1935. Sua vida inspirou o filme Tico Tico no Fubá (1952), dirigido por Adolfo Celi e Fernando de Barros.

Programação:

31/08 – Quebrando o Galho, Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí-SP (Praça Poeta Mario Mattoso)

01/09 – Sexteto Colibri, de Ribeirão Preto, (Praça Poeta Mario Mattoso)

06/- Orquestra Filarmônica de Santa Rosa de Viterbo (Praça Poeta Mario Mattoso).

07/09 – Fabio Giaretta Chamma, violino, e Liliani Bashvi Kans, piano (Cine Teatro Itália).

08/09 – Coral Municipal de Rio Claro (Praça Poeta Mario Mattoso).

14/09 – 20h – Studio Arte e Movimento e convidados, Cine Teatro Itália.

15/09 – 20h – Corporação Musical Zequinha de Abreu, Votuporanga Praça Poeta Mario Mattoso.

19/09 – 19h – Missa Igreja Matriz; homenagem em frente ao busto do compositor na Praça Zequinha de Abreu. Apresentação da Banda Zequinha de Abreu, no Cine Teatro Itália, às 20 hs.

21/09 – 20h – Apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Ferroviários de Rio Claro, Praça Poeta Mário Mattoso.

22/09 – 20h – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Praça Poeta Mario Mattoso).

23/09 – 7h – Concurso de Bandas na Praça Poeta Mario Mattoso;ás 15 horas desfile pela Avenida Severino Meirelles

Notícias relacionadas