

Um youtuber americano conhecido com LabCoatz postou, no último dia 8, um vídeo em que afirma ter conseguido recriar, em seu próprio laboratório, a fórmula secreta da Coca-Cola.

O vídeo, que já tem mais de três milhões de visualizações, recria o passo a passo feito pelo americano, incluindo quais ferramentas e testes laboratoriais foram usados.Play Video
“Se eu adicionasse todos os principais sabores encontrados na verdadeira Coca-Cola, então eu teria uma bebida com o mesmo gosto”, diz ele no vídeo.
O youtuber ainda diz que os principais ingredientes de Coca-Cola — segundo ele, açúcar, cafeína, ácido fosfórico, corante caramelo e água gaseificada — são amplamente conhecidos. O mistério se mantém — ou, pelo visto, se mantinha — nos chamados “aromas naturais”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/Y/t/b82FO8QnWAAw5pplACNA/captura-de-tela-2026-01-12-174621.png)
Fazendo uso de espectrometria, um instrumento científico que permite analisar a composição química e física de diversos materiais e substâncias, LabCoatz foi, por meio de tentativa e erro, tentando recriar a “receita secreta”. Confira o vídeo abaixo!

Foram tentativas com óleos de limão, baunilha, canela e noz-moscada: aos poucos, entre composições “florais” demais e outras de menos, ele conta que foi descobrindo e recriando a receita original da Coca-Cola.
No fim do vídeo, ele convida os espectadores para um teste cego: a maioria afirma não conseguir perceber nenhuma diferença entre as duas bebidas, com alguns dando uma “nota” de 9,5. Diz ele que também não consegue sentir a diferença. Confira a receita traduzida:
POR LITRO DE COLA (VERSÃO 111):
Água carbonatada
Açúcar (104 g)
1 mL da solução de sabor A
10 mL da solução de sabor B
SOLUÇÃO DE SABOR A: Diluir 20–21 mL da seguinte mistura de óleos até completar 1 L usando etanol a 95%
- 45,8 mL de óleo de limão
- 36,5 mL de óleo de lima
- 8 mL de óleo de melaleuca (tea tree)
- 4,5 mL de óleo de canela cássia
- 2,7 mL de óleo de noz-moscada
- 1,2 mL de óleo de laranja
- 0,7 mL de óleo de coentro
- 0,6 mL de fenchol
SOLUÇÃO DE SABOR B: Diluir os seguintes ingredientes até um volume de 1 L usando água

- 320 mL de corante caramelo Shank
- 175 g de glicerina (pode-se usar menos)
- 45 mL de ácido fosfórico a 85%
- 10 mL de vinagre (5% de acidez)
- 10 mL de extrato de baunilha
- 8 g de taninos de vinho (pode usar mais)
- 9,65 g de cafeína








