

A dramática vitória de virada da Seleção Brasileira por 2 a 1 contra o Japão, válida pela segunda fase da Copa do Mundo, extrapolou os gramados e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por um motivo inusitado. Além do alívio pela classificação garantida nos acréscimos do segundo tempo, os internautas transformaram o resultado em combustível político, associando os números das camisas dos jogadores que protagonizaram os lances capitais da partida com a corrida presidencial de outubro.

O falatório começou após uma falha do lateral-direito Danilo no meio de campo, que acabou resultando no gol que abriu o placar a favor dos japoneses e quase eliminou o Brasil do torneio. O defensor veste a camisa número 13 da Amarelinha. A reviravolta e a salvação do time vieram já nos acréscimos, restando apenas quatro minutos para o fim do jogo, quando Gabriel Martinelli balançou as redes e garantiu a classificação histórica. O detalhe que chamou a atenção da web é que o autor do gol da vitória usa a camisa 22.
Rapidamente, os usuários das redes sociais traçaram um paralelo entre os números dos atletas e os algarismos das urnas eletrônicas de Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro, que despontam como os principais adversários na disputa pelo Palácio do Planalto. A coincidência matemática foi rapidamente aproveitada pelos próprios políticos da ala conservadora. O senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro publicou um vídeo em tom bem-humorado afirmando que, no fim das contas, foi o número 22 que salvou o Brasil na competição, posicionamento que também foi endossado e celebrado pelo deputado federal Nikolas Ferreira em suas plataformas digitais.










