A vulnerabilidade de escolas de Cedral (SP) tem preocupado pais de alunos na cidade. Uma mãe chegou a gravar um vídeo do portão de uma das instituições aberto e sem nenhum funcionário no local.
A imagem foi feita na frente da escola municipal Lúcia Novais Brandão, que atende centenas de alunos do 6º ao 9º ano, na manhã de ontem. O portão está entreaberto e não é possível ver nenhum funcionário no local.
A falta de cuidado despertou a atenção de vários pais e mães, que procuraram a Gazeta. O fato chama a atenção depois dos últimos ataques ocorridos em São Paulo e também em Santa Catarina, que mataram uma professora e quatro alunos de uma creche.
“A preocupação é grande, principalmente diante dos fatos que vêm ocorrendo. Nós estamos vendo as cidades vizinhas tomando medidas de segurança e aqui em Cedral nada acontece. Com o portão aberto, qualquer pessoa pode entrar na escola. Como que vamos enviar as crianças para uma escola dessa forma”, questiona a mãe, Maíra Serafin Moreira.
Aline Bertoni Cardozo é mãe de um aluno de 7 anos e também cobra medidas de segurança nas escolas da cidade.
“Nós pais montamos um grupo para que chegasse até as autoridades para que alguma medida seja tomada. Precisamos de segurança para nossos filhos, pois estamos trabalhando e precisamos saber que nossos filhos estão seguros dentro da escola, porém, infelizmente, não é o que está acontecendo”, diz.
A mãe Franciele Souza tem três filhos que estudam na instituição de ensino e diz que está preocupada com a falta de segurança.
“A Prefeitura não nos deu nenhuma posição do que será feito e precisamos de segurança para os nossos filhos. Em Potirendaba já tomaram medidas e aqui em Cedral, até agora, o Prefeito não tomou nenhuma posição”, diz.
Sobre o portão da escola aberto, a Prefeitura de Cedral informou que ficou aberto durante a entrada da merenda, onde tinha funcionários monitorando e que o fato não ocorre com frequência.
Nesta última terça-feira, (11/04), o prefeito da cidade Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, Janjão, se reuniu com demais autoridades do município para traçar estratégias com o intuito de aumentar a segurança das escolas da cidade. Entre as ações, o prefeito aumentou o convênio da “Atividade Delegada” com a Polícia Militar, dobrando de duas, para quatro equipes nas ruas da cidade.
Na reunião também foi esclarecido sobre os boatos de ataques que circulam na internet, em que nenhuma denúncia foi confirmada, até o momento.