sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vulcão volta a expelir lava, que pode ser vista da janela de casa

Um vulcão na ilha de La Palma, no arquiopélago de Canárias (Espanha), começou a ejetar lava novamente na noite de terça-feira (28/9), após um período de calmaria, enquanto centenas de…

Um vulcão na ilha de La Palma, no arquiopélago de Canárias (Espanha), começou a ejetar lava novamente na noite de terça-feira (28/9), após um período de calmaria, enquanto centenas de pessoas em vilas costeiras suportaram o impacto e permaneceram em suas casas. A lava tocou o mar, gerando grande preocupação por causa da liberação de gases tóxicos com o seu rápido resfriamento.

Jatos de lava vívida emergiram do vulcão Cumbre Vieja no início da noite e serpentearam montanha abaixo após um período de várias horas sem explosões, de acordo com testemunhas.

Os rios de fogo provocados pela retomada da atividade vulcânica estavam tão próximos que podiam ser vistos da janela de uma cozinha, como registrado pela agência de notícias Reuters.

O hiato e as novas explosões ocorreram oito dias depois que a lava começou a jorrar da cordilheira da ilha, que faz divisa com Tenerife.

“Ativar e desativar é lógico, natural na evolução dos vulcões estrombolianos”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor do comitê de resposta de Pevolca, referindo-se ao tipo de erupção violenta que emite poeira incandescente.

Desde 19 de setembro, a lava flui lentamente pelo flanco oeste do vulcão em direção ao mar, destruindo mais de 500 casas, bem como igrejas e plantações de banana, de acordo com o programa de monitoramento de desastres Copernicus, da União Europeia.

O portal imobiliário espanhol Idealista estimou os prejuízos em cerca de 178 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).

Notícias relacionadas