sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga termina o ano com 96% das ruas asfaltadas

Votuporanga possui praticamente 100% de ruas asfaltadas. A Prefeitura cumpriu a pavimentação em 96% da cidade e tem o compromisso de acabar com todas as ruas de terra até o…

Votuporanga possui praticamente 100% de ruas asfaltadas. A Prefeitura cumpriu a pavimentação em 96% da cidade e tem o compromisso de acabar com todas as ruas de terra até o final de 2008. A meta foi um compromisso anunciado pelo prefeito Carlos Eduardo Pignatari quando assumiu a administração em 2001.

“Com o asfalto, a cidade se desenvolve. Novas casas são construídas movimentando o setor da construção civil e gerando empregos. Como conseqüência a população tem melhor qualidade de vida”, destaca o prefeito. Ele completa ainda que o asfalto movimenta a economia como um todo. “Toda a infraestrutura de galerias, guias e sarjetas incentiva a população a investir na ampliação e reforma de suas casas, além de motivar empreendimentos comerciais em diversos locais da cidade”.

Em 2007, de acordo com balanço da Secretaria de Obras, Engenharia e Habitação, foram asfaltados 64,7 mil m² com investimento de R$ 1,1 milhão. Desde 2001, a Prefeitura já asfaltou 744 mil m² de ruas, o que corresponde a 800 quarteirões.

O asfalto chegou a 100% em bairros como São João e São Cosme. “Moro aqui há 30 anos. Só acreditei no asfalto depois que vi terminado”, conta o comerciante Valdenir Joaquim da Silva, do São Cosme.

O Distrito de Simonsen também recebeu o asfalto em todas as vias, restando apenas o trecho próximo à entrada que será pavimentado no próximo ano. Receberam ainda as melhorias, bairros como a Cohab CHRIS, Jardim Planalto, Jardim Alvorada, Jardim Bom Clima, Palmeiras II, Conjunto Sonho Meu, CDHU Vereador José Nunes e os Distritos Industriais.

No último mês de agosto, a Prefeitura fez a concorrência pública para contratar a empresa para obras em 130 mil m² em vários bairros do município, garantindo assim o fim das ruas de terra até o final de 2008.

“Casas e lotes estão mais valorizados e novos comércios foram atraídos, como farmácias, supermercados e bares. Os moradores já não sofrem mais com os buracos na época da chuva e com as doenças respiratórias provocadas pela poeira”, observa o secretário de Obras, Engenharia e Habitação, Fernando Matavelli. “Mudamos para o Jardim Alvorada há mais de um ano. Acho que não teria vindo se as ruas fossem de terra”, diz Tânia de Oliveira Segala.

Na Zona Norte, quase 100% das ruas também estão asfaltadas, restando apenas o Nossa Senhora Aparecida, que é loteamento particular, mas que já está encaminhado para obras de pavimentação.

Além de asfaltar, a Prefeitura trabalha na manutenção das ruas da cidade. Desde 2001, já foram recapeados 800 mil m², o que equivale a 105 quilômetros. Para 2008 estão previstos mais 100 mil m², correspondente a 15 quilômetros. Em 2007, foram 212 mil m² com recursos da ordem de R$ 2,7 milhão. Entre as vias estão as principais avenidas de acesso à cidade Antonio Augusto Paes, Nove de Julho, João Gonçalves Leite, Emilio Arroyo Hernandes, José Marão Filho e ruas Tocantins, Maranhão, Bahia, Guaporé, Mato Grosso, Ponta Porá, entre outras.

Notícias relacionadas