Indicadores sociais, demográficos, culturais, econômicos, financeiros, patrimoniais, administrativos, físico-territoriais, ambientais entre diversos outros irão compor o Sistema Municipal de Informações Sociais de Votuporanga. O documento foi elaborado ao longo desse segundo semestre por funcionários da Prefeitura de Votuporanga durante o curso de extensão “Indicadores sociais e estudos de população na avaliação de políticas públicas: fontes de dados e conceitos” ministrado pela socióloga Fabíola Rodrigues.
A criação do Sistema está prevista no Plano Diretor Participativo do Município elaborado por uma equipe técnica e aprovado em outubro na Câmara de Vereadores. Até então, Votuporanga não possuía um sistema que centralizasse os índices sobre a cidade.
Nesta segunda-feira (18/12), às 8h30, na Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) acontece o encerramento do curso com a aprovação do formato final do Sistema por funcionários de diversos setores da Prefeitura. “Durante o curso fizemos um estudo geral das características de Votuporanga para que pudessem ser incluídas no sistema, como, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil e a linha de pobreza da população local. São dados de extrema importância que subsidiarão na elaboração de relatórios de órgãos e secretarias municipais e no planejamento, monitoramento, implementação e a avaliação da política urbana para a tomada de decisões em prol do desenvolvimento do município”, explica a socióloga.
O acervo gerado pelo Sistema ficará à disposição dos órgãos técnicos e demais interessados, sendo atualizado periodicamente. Segundo Fabíola Rodrigues, a intenção é manter um histórico para oferecer dados progressivos aos gestores públicos.