domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Votuporanga terá Semana de Combate à Exploração Sexual

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), de Votuporanga, realizará entre 12 e 16 de maio a Semana do Enfrentamento ao Abuso…

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), de Votuporanga, realizará entre 12 e 16 de maio a Semana do Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Todos os detalhes estão em processo de organização e a programação com a grade de palestra será definida ainda esta semana.

Está prevista, a divulgação do tema por meio de panfletos que serão entregues na cidade em pontos estratégicos, onde exista grande aglomeração de pessoas, como escolas, comércio, polícia, entre outros. A intenção é mobilizar e informar a população sobre o crime da exploração e os procedimentos a serem tomados.

A Exploração Sexual é lembrada no dia 18 de maio, quando é realizado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Nacional e Exploração Sexual de Criança e Adolescente. A data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi espancada, estuprada e morta por rapazes da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que permanece impune, ficou conhecido como “Crime Araceli”.

Creas
O Creas, que é integrante do Sistema Único de Assistência Social, é um pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade. O núcleo é responsável pela orientação e apoio às pessoas e famílias com seus direitos violados, mas sem rompimentos de vínculos.

Inaugurado em agosto de 2006 em Votuporanga, o primeiro da região, o Creas atende com o serviço de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, por meio de quatro projetos agregados: Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Atendimento aos idosos, negligências domésticas, Serviço de Enfrentamento à violência, Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente (antigo Sentinela) e Mãe Social.

Notícias relacionadas