A 1ª reunião será na sede da Searvo dia 14 de fevereiro, às 19h30, e é aberta a população
A 1ª Oficina “Plano Diretor: Multiplicadores”, realizada neste fim de semana em Votuporanga resultou na criação de um Núcleo Regional de Plano Diretor, que irá acompanhar todas as ações dos Planos de Votuporanga e dos municípios vizinhos. O objetivo é fazer com que as propostas não fiquem apenas no papel em forma de Lei e que a sociedade civil se envolva mais nas questões que visam o desenvolvimento da cidade.
Cerca de cem pessoas já fazem parte deste núcleo. Segundo a arquiteta Silvia Rodrigues, eleita como coordenadora, a integração ao núcleo foi automática, todas as pessoas que se inscreveram na Oficina e tiveram interesse pelo assunto já fazem parte. A permanência dentro do grupo dependerá da participação e da continuidade dos integrantes, nos encontros que foram agendados.
Além dos municípios de Valentim Gentil, Parisi e Nhandera, que compareceram na Oficina, outros municípios serão convidados a participar. A intenção é reunir 16 cidades para que o núcleo tenha características regionais e discuta problemas da macroregião.
A adesão ao núcleo é livre, podendo participar todas as pessoas que tiverem interesse. “O papel do núcleo é organizar a sociedade civil para ganhar força e representatividade na lutas pelos seus direitos, conforme é estabelecido na lei, criada através do Plano Diretor”, esclarece o presidente da Searvo Luis Antônio Dalto.
A 1ª reunião já está com data definida. Será dia 14 de fevereiro na sede da Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga), que fica na Rua Bahia, próximo do Campus Sul da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), às 19h30. Como explica Sílvia, apesar de serem utilizadas toda a estrutura da Associação, o núcleo não pertencerá a Searvo e de nenhum Órgão Público, mas sim da sociedade civil.
Plano Diretor
A participação na Oficina de Plano Diretor: Multiplicadores superou as expectativas da organização. Nos dois dias cerca cem pessoas participaram do evento, uma média de 70 pessoas ao dia. “O público foi superior ao de algumas cidades da região que já realizaram o evento. Isso comprova que existe um interesse muito maior por nossa cidade”, destaca.
O presidente da Câmara, Osmair Ferrari, que também participou no segundo dia do evento, passou informações sobre a situação do Plano Diretor. Segundo ele, assim que a Câmara retornar do recesso, o projeto será votado pelos vereadores.