Mais uma ótima notícia para a educação de Votuporanga. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo aprovou a implantação do curso de Engenharia Elétrica no campus de Votuporanga para 2017.
A decisão foi tomada pelo Conselho Superior da instituição no último dia 5 e a resolução publicada em seu site nesta segunda-feira (11).
Serão disponibilizadas 40 vagas e o curso é gratuito. A seleção é feita por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). É o quarto curso superior do IFSP Votuporanga e o segundo de engenharia. Atualmente, a unidade oferece Engenharia Civil, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura Física. Há outras opções de cursos técnicos como Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, entre outros.
Segundo o diretor do IFSP Votuporanga, Marcos Amorielle Furini, essa é uma grande conquista para Votuporanga e região. “Fortalece a cidade como referência em educação e oferece mais uma opção de um curso de qualidade e gratuito numa instituição pública federal”, disse.
O Instituto Federal foi inaugurado em 2011, na gestão do prefeito Junior Marão. A conquista começou no mandato do então prefeito Carlão Pignatari, que, com a ajuda do empresário Halim Haddad, conseguiu a liberação junto ao então Ministro da Educação, Fernando Haddad. A área, onde está localizado o IFSP, foi doada pela Unifev – Centro Universitário de Votuporanga.
Além da área da Unifev repassada ao instituto, a Prefeitura viabilizou obras de infraestrutura e construiu a Avenida Jerônimo Figueira da Costa que melhorou o acesso à instituição. “O Instituto Federal foi uma das maiores conquistas na área educacional e tem contribuído, cada vez mais, para tornar a nossa cidade um polo educacional importante na região”, afirmou.
Na gestão de Marão, o Instituto também passou por obras de ampliação e dobrou de tamanho, ganhando uma quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 200 pessoas e mais um bloco de laboratório.
Ao todo são 31 campi do IFSP no Estado de São Paulo. O Instituto tem como objetivo proporcionar maior desenvolvimento à região, oferecendo cursos de qualidade, visando a formação de profissionais. Os cursos oferecidos atendem à demanda local e regional.